22/06/2023 15h24
atualizado em: 22/06/2023 15h24
Facebook

Atração teve a participação do vereador Pastor Luís Santos (Republicanos), a radialista Mari Dantas e a diretora da Secult Jackeline Pilão.

A “Semana da Nordestinidade” em Sorocaba foi tema do programa “Comissões em Debate”, realizado na tarde desta quinta-feira, 22, pela Rádio Câmara. Participaram da atração o vereador Pastor Luís Santos (Republicanos), presidente da Comissão de Turismo e autor da lei que instituiu a data comemorativa; a professora e radialista Mari Dantas Agostineli e a diretora de área da Secretaria de Cultura (Secult) Jackeline Pilão.

Celebrada entre os dias 24 e 30 de junho, a “Semana da Nordestinidade” foi instituída no município de Sorocaba juntamente com o “Dia do Nordestino”, comemorado em 24 de junho, através da Lei Municipal nº 9.099/2010, de autoria do vereador Luis Santos, para divulgar e estimular o conhecimento da cultura e literatura nordestinas, “através de debates, seminários, realização de apresentações folclóricas, além de exposição e comercialização de produtos típicos do Nordeste”.

De acordo com o vereador, a proposta da semana é apresentar as cultura e tradições além das praias da região. “Eu desafio as pessoas a conhecer o nordeste mesmo, que me encanta muito, onde acontece a realidade do nordestino resiliente, que enfrenta situações dificílimas”, diz. Luis Santos, que é de origem nordestina, afirma que a região, por mais problemas que existam, possui uma grande cultura. “É uma riqueza que encanta quem quer ver isso”, completa. Ele explica que a lei atende aos pedidos de um grupo de nordestinos da cidade e a data coincide com a época de São João, um dos eventos mais importantes para a região.

Os convidados falaram sobre tradições encontradas no Nordeste, composto por nove estados. Mari Dantas, que também é nordestina, explicou sobre a festa junina, uma herança trazida pelos portugueses que celebravam a chegada do verão na Europa. “Os jesuítas viram que agradou muito a população, então introduziram dentro da religiosidade”, disse, lembrando que no Brasil a festa homenageia os santos São João, Santo Antônio e São Pedro. A própria dança de quadrilha, segundo a professora, é de origem europeia, adaptada aos costumes brasileiros.

Outras tradições debatidas no programa foram em relação à culinária, cidades conhecidas por grandes eventos, vocabulário e festas regionais. Também trataram do folclore, como o boi-bumbá, e literatura de cordel. “É uma literatura ainda muito explorada nos colégios”, contou Jackeline Pilão. Os convidados ainda falaram sobre o artesanato nordestino, que inclui  cerâmica e rendas, danças, músicas e comidas reconhecidas em cada um dos estados que formam o Nordeste. “Os estados todos tem seus referenciais na formação das pessoas, o modo de falar já tem diferença”, explicou Mari Dantas.

Jackeline Pilão contou que a Secretaria da Cultura organizou uma séria de atividades para celebrar a Semana da Nordestinidade em Sorocaba. A programação teve início no dia 15 de junho e segue até o dia 30, de segunda a sexta-feira, na Estação Cultural, ao lado da antiga estação ferroviária, com exposição, feira de comidas e artesanato, oficina gastronômica e palestra com a professora folclorista Mari Dantas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212-8170.