Reforma do novo ensino médio e Casa da Mulher Brasileira foram alguns dos temas abordados pela parlamentar no programa “Bate-Papo com os Vereadores” desta sexta-feira
Proteção à mulher vítima de violência, orçamento do município, denúncias na educação e cenário político nacional foram alguns dos temas abordados pela vereadora Iara Bernardi (PT) no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, na manhã desta sexta-feira, 23. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo, a vereadora também falou de seu trabalho de fiscalização em unidades escolares e sobre a necessidade de reformulação do novo ensino médio.
A vereadora lembrou ainda as estruturas de proteção à mulher, já existentes no Município, e citou sua atual luta pela implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para atender Sorocaba e região, que já foi foco de audiência pública e abaixo-assinado. “O primeiro conselho da mulher do interior paulista, o Conselho da Condição Feminina, é de Sorocaba”, destacou.
A tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que recebeu voto contrário da vereadora em primeira discussão, foi outro tema abordado. “A gente viu o secretário da Fazenda apresentar que as contas estão em ordem. Mas, não é isso que eu escuto na cidade. Escutamos que há atraso de pagamentos, atraso nas emendas parlamentares e o risco de nosso orçamento estar com problemas seríssimos de caixa, mas isso não é colocado publicamente”, afirmou, cobrando mais transparência na real situação orçamentária do Município.
A parlamentar comentou também a situação das escolas, focos de constantes visitas da parlamentar, citando como exemplo a escola Leda Borguesi, no Jardim Ipanema, com obras há meses, sem conclusão, afetando o funcionamento da unidade. “Não é possível isso, com uma empreiteira que tem orçamento para gastar de R$ 80 milhões”, lamentou, cobrando mais fiscalização e citando ainda as investigações que ocorrem na Secretaria de Educação.
Ainda na área de educação, cobrou a valorização dos profissionais e criticou a terceirização, onde os trabalhadores não ganham o piso salarial da prefeitura ou do Fundeb, e defendeu ainda a concessão de vales para aquisição de materiais escolares e uniforme. “A gente quer que o recurso fique aqui, favorecendo as confecções e o comércio de Sorocaba”, frisou, citando como exemplo o modelo adotado pela capital paulista.
Governo Federal - A parlamentar também comentou o cenário político nacional e o governo do presidente Lula, citando os programas sociais e sua atuação na área ambiental. “O Lula recuperou políticas importantíssimas como o Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, com mais recursos para a mãe que está esperando neném, para crianças pequenas e para os de até 17 anos”, destacou, reforçando que aguarda agora a reformulação do novo ensino médio.
Durante a entrevista, a vereadora citou ainda que a legislação que criminaliza todas as formas de discriminação contra a comunidade LGBTQIA+, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, é fruto de lei de autoria, quando deputada federal.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista de Iara Bernardi no programa “Bate-Papo com os Vereadores” está disponível na íntegra nas redes sociais da Casa (YouTube e Facebook).