Proposta cria o Dia Municipal da Liberdade de Imprensa, a ser comemorado anualmente em 19 de agosto
A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou em sua última sessão ordinária o Projeto de Lei n° 86/2022, de autoria do vereador Dylan Dantas (PL), que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal da Liberdade de Imprensa, a ser comemorado anualmente em 19 de agosto.
Segundo o autor, a iniciativa é uma justa homenagem aos veículos de imprensa que sofreram perseguição e busca reafirmar o compromisso do sorocabano para com a liberdade. O vereador afirma que em 19 de agosto de 2021 foram aprovados dois requerimentos analisados pela CPI da Covid-19, no Senado Federal, “solicitando autorização para se cometer o maior crime contra a liberdade de imprensa já praticado no Brasil”, quando “diversos alvos foram atingidos, entre eles veículos de imprensa e empresas da área do jornalismo investigativo, todos considerados de direita, ficando evidente a perseguição descabida aos veículos de imprensa que desafiavam a hegemonia da velha mídia corrompida”.
Dylan Dantas destaca a produtora Brasil Paralelo, que, segundo ele, “foi perseguida e teve sua liberdade ameaçada” no referido episódio. O vereador conta que desde 2016, a empresa lança documentários desafiando perspectivas de mundo hegemônicas entre intelectuais brasileiros. “A quantidade de informações relacionadas à produtora Brasil Paralelo às quais os senadores desejavam ter acesso era ilegalmente ampla, incluindo as comunicações telefônicas, telemáticas, bancárias e fiscal”, argumenta.
Para efeito do projeto de lei aprovado, além dos veículos de mídia tradicionais, o termo “imprensa”, compreende também os meios de difusão de informação descentralizada.