O vereador formula indagações ao Executivo sobre a viabilidade do referido programa estadual no município
Desenvolvido pelo Governo do Estado, com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores de ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional sustentável, o Programa “Cozinhalimento” foi objeto de requerimento do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 23, na Câmara Municipal. O parlamentar defende a implementação do programa em Sorocaba.
“Esse programa é realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com o Fundo Social de São Paulo, e tem como objetivo a instalação de cozinhas indústrias completas, que são destinadas aos municípios paulistas, por meio de parcerias com as prefeituras, visando proporcionar, entre outras ações, a oferta de cursos profissionalizantes”, explica João Donizeti.
O vereador observa que o programa já foi inaugurado em dezenas de municípios e quer saber quais são os critérios para a inclusão de um município no programa e o que seria preciso para viabilizá-lo em Sorocaba. “A nossa cidade destaca-se como um polo regional e tem potencial para alavancar iniciativas como essa, que promovem o desenvolvimento local, por meio da oferta de cursos profissionalizantes”, afirma João Donizeti.
Em seu requerimento, o parlamentar também indaga se existe um cronograma específico para a implementação do Projeto “Cozinhalimento” em Sorocaba e como seria a articulação entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal para viabilizar a instalação das cozinhas profissionais no município. Para João Donizeti, a cidade e região só têm a ganhar com a implantação do programa, potencializando, no seu entender, a tradição agrícola e gastronômica de Sorocaba.