Além do barulho excessivo, veículos, que muitas vezes são conduzidos por menores, aumentam o risco de acidentes de trânsito
Procurado por munícipes que pedem ações para coibir os ruídos emitidos por bicicletas motorizadas, o vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) está cobrando do Executivo informações sobre regulamentação e fiscalização dos veículos e seus condutores, além de ações para inibir infrações de trânsito pelo uso irregular das bicicletas, inclusive, por menores.
“As bicicletas motorizadas estão cada vez mais presentes no trânsito de Sorocaba, mas muitas estão em desacordo com as regras de trânsito, pondo em risco as pessoas que utilizam as vias públicas e também seus condutores”, destaca o parlamentar.
Treviso ressalta ainda que bicicletas comuns estão sendo adaptadas com motores, o que faz com que o veículo passe a ser comparado a um ciclomotor. Porém, além de não possuírem documentação, esses condutores não têm respeitado as regras de trânsito. “A lei exige que esses veículos estejam documentados e sejam conduzidos por pessoas devidamente habilitadas para a categoria, mas, nas ruas de Sorocaba, esta exigência não tem sido observada”, afirma.
Em uma série de questionamentos, o parlamentar quer saber do Executivo se há fiscalização das bicicletas motorizadas e se existe uma regulamentação municipal específica, inclusive para limitar o nível de ruído. Também questiona se o Município já dispõe de dados sobre quantidade de veículos e de acidentes envolvendo bicicletas motorizadas em Sorocaba.
Por fim, o parlamentar pergunta se o Executivo planeja intensificar a fiscalização e ações de educação no trânsito, com campanhas especialmente dirigidas aos condutores menores de idade. “A maioria dos condutores são crianças e adolescentes menores de 16 anos e eles trafegam pela contramão, não respeitam a sinalização, não usam equipamentos de segurança e põem em risco a própria vida e a de outras pessoas”, conclui.