A iniciativa da sessão solene, nesta quarta-feira. 13, às 19 horas, é do vereador Cícero João, que ressalta a importância dos profissionais
O mercado da beleza masculina vem crescendo em vários países e a estimativa de consultorias especializadas é que o montante movimentado nesse setor esteja se aproximando de 80 bilhões de dólares no mundo (398 bilhões de reais). O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculina do mundo, depois dos Estados Unidos, e um dos segmentos profissionais do setor – o dos barbeiros – será homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quarta-feira, 13, às 19 horas, por iniciativa do vereador Cícero João.
O vereador enfatiza que o ramo das barbearias vem crescendo em Sorocaba e nada mais justo, segundo ele, do que homenagear os barbeiros como profissionais da beleza masculina. Segundo informações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o ramo das barbearias tornou-se uma tendência de negócios que vem crescendo no país e muitos estabelecimentos oferecem serviços especializados de barba e cabelo, reunindo os cuidados com a beleza como também oferecendo um espaço de interação social para os clientes, inclusive por meio do sistema de assinaturas.
Profissão milenar – De acordo com registros históricos, a profissão de barbeiro é uma profissão milenar, que remonta à Grécia Antiga, quando o barbeiro executava diversas práticas de cura, na área da saúde, fazendo extrações dentárias e pequenas cirurgias. Eram os chamados cirurgiões-barbeiros, ou barbeiro de lanceta, que atravessaram a Idade Média e continuaram em atuação até o século XIX, inclusive no Brasil. Na medicina da época, o cirurgião-barbeiro era muitas vezes quem fazia as sangrias voltadas para a cura de pacientes.
A pesquisadora Betânia Gonçalves Figueiredo, professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conta, em artigo científico publicado no periódico “História, Ciências, Saúde – Manguinhos” (Outubro de 1999), da Fundação Oswaldo Cruz, que até o final do século XIX ainda havia barbeiros que atuavam nesse ramo relacionado à saúde e cita como exemplo um barbeiro de Belo Horizonte, o Sr. Moura, que, em 1900, “criava as sanguessugas e as aplicava para sangria”, inclusive alugando-as para médicos e clientes em geral.
Com o advento das Faculdades de Medicina e a modernização das práticas médicas, o barbeiro voltou a ser exclusivamente um profissional da beleza, deixando de existir a figura do "barbeiro de lanceta", presente inclusive nos dicionários de língua portuguesa até o século XIX. É esse profissional da beleza que será homenageado na sessão solene que será comandada por seu propoente, o vereador Cícero João, e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra).