10/04/2024 12h48
Facebook

Tema também será foco de audiência pública no próximo dia 16, por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos) ​

A restauração da histórica Capela de Nosso Senhor do Bomfim, atingida por fortes chuvas em janeiro deste ano, foi tema do programa Radar Cidadão, da Rádio Câmara Sorocaba, nesta quarta-feira, 10, com a participação do vereador Fábio Simoa (Republicanos) e do diretor do local, Adriano Molina. O historiador José Rubens Incao e Maria Teresa Ferreira, do Movimento de Mulheres Negras de (Momunes), também participaram do programa, conduzido por Priscilla Radighieri, coordenadora da rádio. 

Além de abordar os estragos materiais e as etapas da obra de restauração, os convidados reforçaram a importância histórica, cultural e para o sincretismo religioso da capela e do seu fundador, João de Camargo, nascido escravo, em Sarapuí. Também foi lembrada a luta de anos pela preservação do local e por intervenções no seu entorno, que poderiam ter evitado os danos ocorridos no patrimônio histórico. 

A Câmara Municipal também irá realizar audiência pública, em 16 de abril, a partir das 15h30, para tratar da restauração da capela, que no ano passado, por meio da Lei nº 12.923, do vereador Fernando Dini (PP), foi declarada Patrimônio Cultural Material de Sorocaba, juntamente com o seu acervo de móveis e objetos. Antes, em 1995, a Capela de João de Camargo foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba.

Como presidente da Comissão de Esporte e Cultura do Legislativo, Fábio Simoa falou sobre o trabalho da sociedade e também dos parlamentares em prol da restauração do prédio histórico. “Para preservar é caro, não é um trabalho fácil. Nessa audiência pública a gente vai mostrar a importância da capela, o que foi afetado com as chuvas e o que vai precisar ser feito, dando mais visibilidade para a população”, afirmou o vereador, que se comprometeu ainda a destinar emendas parlamentares no orçamento do próximo ano para auxiliar nas obras. 

O diretor da capela também destacou a união de lideranças políticas e da comunidade em prol da causa, lembrando que já foram realizados um bazar e um evento de pós-carnaval para arrecadação de fundos. “Uma das coisas mais fantásticas de João de Camargo é essa força de atrair pessoas diferentes por um benefício comum. É maravilhoso ver vereadores de ideologias distintas, mas que se unem para preservar a cultura, a fé e a história de Sorocaba”, afirmou Molina. 

O programa Radar Cidadão sobre a restauração da Capela de João de Camargo, que foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e redes sociais da Casa, ficará disponível no site do Legislativo, Facebook e Youtube.