12/04/2024 08h49
atualizado em: 12/04/2024 10h55

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), o padre Márcio Ferreira recebeu o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene

O padre Márcio Ferreira, pároco da Paróquia São Guilherme, foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 11, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que ressaltou a importância do homenageado como líder religioso, “orientando e abençoando as famílias e desenvolvendo vários projetos sociais na região de sua paróquia para ajudar o próximo, sobretudo os mais necessitados”.

O vereador dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: chanceler da Arquidiocese de Sorocaba, padre Fernando Henrique Giuli Batista; vice-presidente da Fundação Dom Aguirre, padre João Carlos Alampe; coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Sorocaba, padre Júlio César Fernandes; presidente da Comissão de Ação Social da Arquidiocese de Sorocaba, padre Arari dos Santos Amorim (Padre Kojak); e a coordenadora da Paróquia São Guilherme, Ângela Aparecida Garcia da Silva.

Projetos sociais – “Hoje é um dia de muita emoção, pois, com muito carinho, estamos homenageando uma pessoa que tive o privilégio de conhecer muito antes de ser vereador, o nosso grande amigo padre Márcio, sempre muito acessível à comunidade, orientando as famílias e realizando projetos sociais” – afirmou o vereador Ítalo Moreira, lembrando o trabalho do padre na pandemia, “quando mobilizou toda a comunidade para ajudar as pessoas necessitadas, não só as pessoas da comunidade católica, mas toda pessoa que precisava de amparo”.

Ao agradecer o vereador Ítalo Moreira e toda a Câmara Municipal de Sorocaba pelo Título de Cidadão Sorocabano, o padre Márcio Ferreira propôs o Evangelho como “manual de vida para a sociedade, com ricos ensinamentos e valores a serem vividos” e disse que a Igreja quer dialogar com as pessoas e contribuir com a cidade. “A Igreja entende a sociedade como uma realidade necessária para a organização da nossa convivência civilizada", disse.

E acrescentou: "As instâncias públicas que têm essa missão delegada pelo povo, pelo processo democrático, são guardiãs da ordem, do progresso, da paz, da harmonia, das leis, da segurança, da educação, da saúde. Mas todos, como irmãos, podemos ajudar e participar dessa missão”, afirmou. O padre agradeceu especialmente sua mãe: “Minha mãe, dona Amilca, está lá no Espírito Santo, com seus 81 anos, enferma, mas muito atenta a tudo o que acontece em minha vida”.

Dados biográficos – O padre Márcio Ferreira nasceu em Vitoria, capital do Espírito Santo, em 13 de janeiro de 1979, oitavo dos noves filhos do casal Amilca Ferreira e Jairo Batista. Desde os 13 anos, foi extremamente engajado na Igreja Católica através de grupos de jovens e atividades sociais da sua comunidade. Teve uma infância humilde na periferia da capital do Espírito Santo em uma família numerosa e completou os estudos do ensino médio junto com o nível técnico em contabilidade.

Seu chamado se deu ao longo de sua caminha na adolescência com os trabalhos na Igreja e conhecendo outros seminaristas da sua comunidade, que também se preparavam para serem padres. Aos 20 anos, conheceu uma comunidade missionária em Mococa, São Paulo, e foi então que se decidiu por tornar-se missionário e viajar por muitas cidades do país.

Após concluir a graduação em Filosofia, foi enviado para abrir uma casa missionária em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde permaneceu por um ano, transferindo-se para um instituto religioso católico melquita em Votorantim, onde permaneceu por quatro anos e concluiu a graduação em Teologia. Foi ordenado diácono e depois padre no Rio Grande do Sul.

Depois de atuar em outras localidades, passou a atuar na Paróquia São Guilherme, em Sorocaba, a partir de 2015, realizando trabalhos sociais no São Guilherme, Maria Eugenia, Santo Amaro, Jardim Flamboyant e adjacências. Foi assessor da arquidiocese para o Movimento de Cursilho de cristandade, da Pastoral da sobriedade e da Pastoral familiar.

Foi também membro da Irmandade da santa Casa de Sorocaba, atuando no conselho de administração e como capelão da Santa Casa. Atualmente é representante dos presbíteros da Arquidiocese junto ao Conselho de Presbíteros e coordenador da Pastoral Presbiteral. Em 2022, graduou-se em Psicologia.

O evento contou apresentações musicais de Laís Ramos e Renan Oliveira (voz e teclado) e foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, onde pode ser vista na íntegra.