12/04/2024 12h14
Facebook

Vereador participou do programa “Bate-Papo com Vereadores” e abordou projetos, requerimentos e leis de sua autoria

O vereador Silvano Jr. (Republicanos) falou das ações e projetos do seu mandato no programa “Bate-Papo com Vereadores”, da TV Câmara, que foi ao ar na manhã desta sexta-feira, 12. O programa, apresentado por Carlos Garbo, ficará disponível nas redes sociais da Casa (YouTube e Facebook), além do portal do Legislativo sorocabano. Saúde, segurança, esporte, trânsito e fiscalização foram alguns dos temas abordados.

O vereador também lembrou o envolvimento de sua família, em especial seu pai, o ex-vereador Tonão Silvano, na política, no esporte e junto à comunidade da Vila Santana. “Esta é a 11ª eleição que a gente disputa, meu pai ganhou sete e eu duas. Atendemos muito a população, faço requerimentos, fiscalizo, mas priorizo o atendimento à população, pois sou um vereador de bairro, não me vejo longe da população e, enquanto eu estiver aqui, vou honrar aqueles que votaram em mim”, afirmou. 

Parque dos Italianos – Na entrevista, Silvano Jr. falou sobre seurequerimento que cobra do Executivo informações sobre a obra de revitalização do Parque dos Italianos, na Vila São João, anunciada há dez meses e que se encontra paralisada. O parlamentar foi procurado por moradores da região que denunciam o abandono da obra.

“Colocaram a placa, que hoje está no córrego. O que vemos é um matagal e focos de dengue, nada foi feito. Temos que cobrar o prefeito e o Saae, que anunciaram a obra, que há meses vem sendo cobrada, com razão, pela população. Como você começa uma obra e depois de uma semana não tem mais nada? É inadmissível”, ressaltou. De acordo com informações repassadas pela prefeitura, a obra será retomada na segunda quinzena de abril. 

O vereador também tem acompanhado a construção do piscinão no Parque das Águas para combater os constantes alagamentos na região. Outro tema de fiscalização e cobrança do vereador junto ao Executivo é o combate à dengue e aos escorpiões.

Leis publicadas -Silvano Jr. comentou a Lei nº 12.989, de sua autoria, que denomina uma área de lazer pública do Parque São Bento II, localizada entre a Rua Odilon Walter e a Rua Sessenta e Oito, de “Área de Lazer dos Meninos Cauã & Mateus”. A lei homenageia os meninos Cauã Rian Campos de Paula, de 14 anos, e Mateus Oliveira Santos, de 12 anos, que morreram atropelados num grave acidente ocorrido no dia 9 de junho de 2018. “Estive na inauguração, junto às famílias dos meninos, e foi muito bonito”, frisou. 

Outra lei de autoria do vereador, publicada recentemente, declarada de utilidade pública a União Sorocabana das Escolas de Samba (USES). Além do caráter cultural da associação, sem fins econômicos, voltada para a cultura, artes e desenvolvimento do carnaval de rua em Sorocaba, Silvano enalteceu o trabalho social da USES no Parque São Bento. “Eles estando regularizados poderão receber verbas e emendas, beneficiando esse projeto que ajuda muitas famílias carentes da região”, disse. 

O parlamentar também defendeu projeto de sua autoria que prevê cercas elétricas e concertinas em próprios públicos, em especial nas escolas, para evitar invasões. “A guarda municipal não dá conta de tomar conta dos prédios públicos. É preciso dar segurança a alunos e professores e tranquilidade aos pais, pois pode acontecer de um louco invadir e acontecer uma barbaridade como a que ocorreu em Santa Catarina. Por isso apresentei esse projeto que se encontra nas comissões da Casa”, afirmou.

Saúde – O vereador Silvano Jr., que tem forte atuação na área da saúde, falou sobre a destinação de verbas, por meio de emendas parlamentares, para a manutenção dasUnidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Santana e Maria do Carmo. “Foram R$ 350 mil para a região. O prédio da UBS Maria do Carmo tem 40 anos e tem problemas no telhado e na caixa d’água. Agora é cobrar a obra, para dar condições de trabalho na UBS”. A falta de médicos pediatras na unidade de saúde é outra cobrança de Silvano. 

O vereador também criticou a falta de remédios na rede municipal, que é foco de fiscalização de seu mandato, e os problemas na Central de Regulação de Vagas, como o agendamento de cirurgias “que demoram anos e as pessoas vem a falecer”, como citou.. 

Outras demandas - Silvano Jr. também comentou o recapeamento do Viaduto dos Ferroviários, uma demanda sua atendida pelo Executivo, e também uma nova cobrança referente ao Viaduto Jânio Quadros, localizado na Rua Comendador Hemelino Matarazzo. “Ficou um tapete o viaduto, mas agora estou cobrando o outro até porque faço parte da Comissão de Obras e o Jânio Quadros é o viaduto mais antigo da cidade”, disse. 

Ainda por meio de requerimentos, o vereador tem cobrado faixas sonorizadoras nos corredores do BRT, bacia de contenção na Vila Rica, patrulha extensiva no Parque das Águas e reforma do Centro Esportivo Dr. Pitico, entre outras demandas.