18/04/2024 11h08

Revisão do Plano Diretor, regularização fundiária, empreendedorismo, educação e saúde pública foram alguns dos temas abordados pelo vereador

O vereador Ítalo Moreira (União) falou sobre algumas das mais recentes ações de seu mandato em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 18, ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba. Revisão do Plano Diretor, regularização fundiária, empreendedorismo, educação e saúde pública foram alguns dos temas abordados.

Ítalo Moreira falou também sobre a audiência pública comandada por ele na última segunda-feira, 15, para debater o futuro dos motoristas de aplicativos em face de nova proposta de regulamentação, de autoria do governo federal, em tramitação no Congresso.

O vereador contou que a categoria é contra o referido projeto (PLP 12/2024), pois, segundo maioria das manifestações na audiência pública, a proposta beneficia as maiores plataformas (como Uber e 99) para garantir monopólio do mercado, deixa os trabalhadores à mercê dos sindicatos e impõe despesas que impedirão a existência de empresas menores. Ítalo Moreira contou que os motoristas apoiam outro projeto sobre o tema (PLP 536/2024), que, segundo ele, está alinhado com o princípio da liberdade econômica e possibilita aumento das receitas dos motoristas.

Plano Diretor – Ítalo Moreira explicou sua proposta de criação de um portal eletrônico dedicado a promover a transparência e facilitar a participação popular no processo de planejamento urbano da cidade. Por meio de indicação à Prefeitura, o vereador sugeriu a criação de um canal, inspirado em iniciativa da cidade de Maringá, que facilite o acesso dos munícipes a informações sobre o Plano Diretor e possibilite interação em tempo real.

Ele também falou sobre sua luta pela regularização fundiária na Vila Rica. O parlamentar contou que após conversa com a Prefeitura, foi garantido que haverá redução de custos dos projetos para os moradores para poderem regularizar seus imóveis. “Quando o cidadão não tem direito à propriedade, não consegue criar CNPJ, os imóveis desvalorizam, ele não consegue financiamento, tudo por falta de regularização. Por isso é importante dar direito à propriedade privada para as pessoas”, concluiu.

Empreendedorismo – A Câmara Municipal sediará, a partir do dia 14 de maio, a primeira edição do Fórum de Empreendedores do Município de Sorocaba, criado pela Resolução Nº 489, de 11 de março de 2021, de iniciativa de Ítalo Moreira. O vereador contou que o evento irá congregar empreendedores de todos os segmentos sociais, econômicos, culturais, religiosos e étnicos.

Na ocasião, conforme contou o parlamentar, será realizado o lançamento do projeto Tropeiro Valley. “A ideia é coletar propostas para fortalecer o ecossistema empreendedor em Sorocaba. Será também uma grande oportunidade para networking entre os empreendedores”, afirmou.

Ítalo Moreira explicou também sua proposta de criação de um curso de inteligência artificial na Universidade do Trabalhador (Uniten), ressaltando que as pessoas “precisam ter domínio dessas ferramentas para melhorar o trabalho humano”.

Combate à dengue – Por conta do alto volume de casos de dengue em Sorocaba, o vereador protocolou uma indicação solicitando que a Prefeitura decrete estado de calamidade pública no município. Ele explicou que a ideia é criar um estado de alerta sobre a situação e possibilitar acesso a recursos federais para ações de prevenção e combate à doença.

Ítalo Moreira destacou que até o momento já foram confirmados mais de 8 mil casos na cidade, número superior ao ano de 2015, quando houve um grande surto em Sorocaba. “Precisamos de medidas mais radicais para combater a epidemia, do contrário a doença poderá inclusive sobrecarregar nosso sistema público de saúde, assim como ocorreu na pandemia de Covid”, explicou.

Encerrando a entrevista, o vereador anunciou a sessão solene que será comandada por ele nesta sexta-feira, dia 19, em homenagem à Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, grupo dedicado à edificação do caráter das adolescentes. “Elas aprendem esses valores, a honrar a família, a pátria, a Deus. Com esse espírito humanístico, elas se doam para a sociedade com diversas obras sociais”, disse Ítalo Moreira, salientando as práticas do grupo de filantropia e amor ao próximo.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba e está disponível nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).