18/04/2024 12h42
atualizado em: 18/04/2024 12h42

Requerimento do vereador propondo o programa foi destacado na Câmara de Sorocaba pela vereadora Iara Bernardi (PT) e aprovado em plenário

O vereador Péricles Régis (Agir) defende a implantação de um programa de reciclagem que gere créditos para a população nos moldes de programas semelhantes que já foram implantados em outros municípios, como o município paulista de Itu. O requerimento em que o vereador formula a proposta foi destacado – com sua anuência – pela vereadora Iara Bernardi (PT) e aprovado em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira, 18, da Câmara Municipal de Sorocaba.

Em seu requerimento, Péricles Régis afirma que, historicamente, Sorocaba sempre teve dificuldade em implementar a coleta seletiva em toda a cidade, motivando um requerimento anterior de sua autoria, em fevereiro último, no qual solicitava informações sobre os bairros atendidos com a coleta seletiva.

Coleta insuficiente – Em resposta ao referido requerimento de Péricles Régis, datada de 23 de fevereiro, o Executivo elencou os bairros atendidos pelas duas cooperativas que prestam esse tipo de serviço em convênio com a Prefeitura de Sorocaba, a Coopereso e a Coreso, e observou que “as cooperativas executam a coleta seletiva de acordo com as rotas definidas pelas mesmas, porém elas não conseguem atender a totalidade dos bairros e ruas que são de sua responsabilidade”.

“A administração pública reconhece que o modelo atual não consegue atender toda cidade”, observa Péricles Régis. Instigado pela sugestão de um munícipe, o vereador sugere ao Executivo a adoção de um modelo de coleta seletiva que gere créditos para o munícipe e cita como exemplo a cidade de Itu, que, segundo reportagem do portal G1, de 23 de janeiro de 2024, instala máquinas de reciclagem que geram créditos para moradores.

Moeda virtual – “Ao depositar os materiais recicláveis nas máquinas, os participantes passam a acumular a moeda virtual do programa”, explica Péricles Régis, observando, com base na reportagem, que os dispositivos instalados em Itu têm a capacidade de aceitar uma variedade de materiais recicláveis, incluindo embalagens de alumínio, aço, plásticos e vidros. “A ação desenvolvida pela cidade de Itu incentiva o próprio munícipe a descartar o seu resíduo sólido descartável da melhor forma, sendo recompensado por isso”, enfatiza o parlamentar.

Ao destacar o requerimento de Péricles Régis em plenário, a vereadora Iara Bernardi (PT) considerou “muito interessante” o modelo de reciclagem sugerido pelo vereador e com experiências bem-sucedidas em outros municípios. “Tivemos em Sorocaba um novo contrato do lixo assinado, um novo contrato milionário, sempre repassando, ano a ano, recursos para as mesmas empresas e não avançamos absolutamente nada em termos de reciclagem”, criticou Iara Bernardi, cujo pedido de destaque contou com aparte da vereadora Fernanda Garcia (PSOL).