23/04/2024 17h25

Vereador Dylan Dantas (PL) é autor de diversas iniciativas em prol da categoria, e já realizou Audiência Pública sobre CACs.

De autoria do vereador Dylan Dantas (PL), a Lei Nº 12.995 foi publicada em 17 de abril de 2024 e instituiu o “tiro esportivo” como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba. A modalidade esportiva tem sua origem na Europa, sendo sua primeira aparição como esporte olímpico oficial em 1896, chegando ao Brasil também no século XIX, com o aumento do fluxo migratório de alemães e italianos ao país.

São consideradas variações do tiro desportivo a prática de atividades correlatas, desde que conservem técnicas, metodologias e tradições de acordo com as características históricas e culturais, como as modalidades de tiro com carabina apoiada; tiro com carabina de ar seta; tiro com carabina livre; tiro na modalidade trap single; tiro na modalidade trap doble e tiro prático.

O vereador também é autor da Lei Nº 12.417, de 4 de novembro de 2021, que instituiu em Sorocaba o “Dia do CAC - Caçador, Atirador e Colecionador”, a ser comemorado no dia 23 de outubro de cada ano. Após essa iniciativa, algumas cidades pelo Brasil também instituíram o Dia do CAC.

No final de 2022 o vereador foi o presidente da Audiência Pública com o tema “O Risco da Atividade e a Efetiva Necessidade do Porte de Armas de Fogo aos CACs – Colecionadores, Atiradores e Caçadores”, em que, na oportunidade, estiveram presentes representantes de diversos Clubes de Tiro da região.

(Assessoria de Imprensa – vereador Dylan Dantas/PL)