A cerimônia de denominação do Ambulatório José Jarjura Jorge Júnior, iniciativa do vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), foi realizada nesta terça-feir
Com a presença de familiares e amigos do homenageado, a Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira, 14, no final da sessão ordinária, a cerimônia de nomeação do Ambulatório Médico da Casa, que passa a se chamar Ambulatório “Dr. José Jarjura Jorge Júnior”, denominação de autoria do Dr. Hélio Brasileiro (PRD), que, como médico otorrinolaringologista, foi aluno de residência do homenageado na PUC de Sorocaba, na qual o Dr. Jarjura foi coordenador e lecionou até sua morte em 2 novembro de 2023, aos 76 anos.
“Quando fui fazer a minha primeira cirurgia, o professor disse: ‘Hélio, você pega a tonsila palatina, traciona para medial, vem de superior para inferior no pilar anterior’. Nós, médicos, estudamos todas as denominações anatômicas para sabermos percorrer o corpo humano; da mesma forma, denominar ruas e prédios públicos também é de uma importância tremenda para a correta localização na cidade”, afirmou Dr. Hélio Brasileiro no início da cerimônia, que contou com a presença da viúva do homenageado, a arquiteta Elizabeth Stabenow Jorge, e de sua filha, a médica otorrinolaringologista Julia Stabenow Jorge, e do médico Godofredo Borges. A outra filha do homenageado, Renata, que é arquiteta e mora fora do país, não pôde estar presente.
Formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Hélio Brasileiro contou que seu sonho era fazer otorrinolaringologia, uma especialidade extremamente concorrida, mas, a despeito de estudar de dezesseis a dezoito horas por dia, durante seis meses, e tirar nota acima de nove na prova escrita, ficando em primeiro lugar, na entrevista caia para a casa do 20º lugar, uma vez que nada lhe era perguntado sobre questões teóricas, mas somente acerca de sua origem em outro Estado.
Hélio Brasileiro conta que foi aconselhado a prestar concurso para residência em otorrinolaringologia em Sorocaba, devido à imparcialidade com que o médico José Jarjura conduzia as entrevistas para a seleção dos candidatos. “Eu me arrepio só de lembrar: quando terminei a minha entrevista com esse homem, a minha nota foi 9,8, passei em primeiro lugar, enquanto o segundo colocado passou com 7,5. Isso mostra a importância da ética, da honestidade, do Dr. Jarjura, que fez diferença na minha vida como fez na vida de várias pessoas”, enfatizou o vereador e médico, destacando que José Jarjura Jorge Júnior valorizava o mérito.
“Essa homenagem é mais do que uma denominação – ela é um ‘muito obrigado’, um agradecimento, não só meu, mas em nome de todos os alunos de otorrinolaringologia e da residência da Faculdade de Medicina da PUC de Sorocaba”, enfatizou Dr. Hélio Brasileiro. O vereador também foi o autor do decreto legislativo que concedeu Título de Cidadão Sorocabano a José Jarjura Jorge Júnior, entregue no dia 30 de março do ano passado, quando também foi entregue o Título de Cidadão Sorocabano ao médico Godofredo Borges.
Dados do homenageado – Natural da cidade de São Paulo, onde nasceu em 1948, o médico José Jarjura Jorge Júnior era filho do casal Dilce Rizzo Jorge e José Jarjura Jorge. Formado em 1973 pela Unicamp, fez residência médica em Otorrinolaringologia, na Santa Casa de São Paulo, de 1975 a 1978. Chegou em Sorocaba no ano de 1977, ainda residente, como voluntário para compor a equipe de professores, no intuito de implantar a residência médica e também ensinar os acadêmicos as bases da especialidade.
Em 1978, foi contratado pela PUC-SP como Auxiliar de Ensino. Impulsionado e estimulado pela carreira do ensino, defendeu seu Mestrado em 1979, também na PUC-SP. Em 1993, defendeu seu Doutorado na USP e, depois prestar os concursos pertinentes, chegou ao cargo de Professor Titular na Faculdade de Medicina de Sorocaba, assumindo a coordenação da disciplina e da residência médica de Otorrinolaringologia.
José Jarjura era casado com a arquiteta Elizabeth Stabenow Jorge há 33 anos com quem teve duas filhas. Além de contribuir com a área da saúde em Sorocaba, Jarjura tinha, na música, o seu hobby, sendo praticante de piano. Nos últimos 44 anos, ajudou a formar mais de 4 mil médicos, ato de que se orgulhava como uma de suas maiores conquistas. Além disso, contribuiu para formar cerca de 130 especialistas em otorrinolaringologia, inclusive o médico Hélio Brasileiro, hoje vereador.
Após a realização da cerimônia no plenário, o vereador Dr. Hélio Brasileiro (PRD), juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PSD), acompanhados por vereadores, familiares e amigos do homenageado, descerraram a placa de denominação do Ambulatório Médico José Jarjura Jorge Júnior, recepcionados pela médica do trabalho Elaine Aparecida Mazon, que atende no ambulatório.