Parlamentar comentou projetos de sua autoria em tramitação na Casa e também sobre, plano diretor, esporte e a tragédia no Rio Grande do Sul
Em entrevista ao programa Jornal da Câmara, transmitido pela Rádio e TV Câmara Sorocaba nesta terça-feira, 21, o vereador Cristiano Passos (Republicanos) discorreu sobre projetos de sua autoria que constam na pauta da sessão ordinária, incluindo campanha de conscientização sobre a dengue nas escolas. Esporte e a catástrofe climática que assola o estado do Rio Grande do Sul foram outros temas abordados na entrevista.
Sobre o Projeto de Lei nº 118/2024, que institui a campanha permanente de orientação, conscientização, combate e prevenção da dengue nas escolas municipais de Sorocaba, Passos ressaltou que as crianças se tornam multiplicadores dos saberes repassados pelos professores. “Os filhos gostam de ensinar os pais, de trazer uma matéria que aprendeu na escola. Então, o nosso projeto visa exatamente isso, usar a estrutura da educação para transmitir informações importantes”, disse.
Ainda sobre o enfrentamento à doença, o vereador ressaltou a necessidade de o Poder Público atuar com várias estratégias e ações, incluindo a testagem da população, medida que tem sido cobrada por ele junto ao Executivo, além de agilidade no atendimento. “Ontem saiu um boletim e já são mais de 22 mil casos em toda a cidade. Claro que ainda estamos longe dos 40 mil casos registrados em 2015, mas não precisamos chegar no mesmo número para tomar as medidas necessárias”, ressaltou.
Esporte e Plano Diretor– Cristiano Passos também comentou a aprovação do seu projeto que institui no calendário oficial de Sorocaba o “Evento Motocross”, a ser realizado preferencialmente no mês de abril de cada ano ou em data a ser fixada pela entidade promotora do evento. O parlamentar destacou que se trata de um evento da iniciativa privada e que o projeto pretende evitar a burocracia para sua realização, como em anos anteriores.
Ainda com relação ao fomento ao esporte, o parlamentar falou sobre o retorno do voleibol da cidade ao circuito esportivo, por meio da equipe Renasce Vôlei Sorocaba e também a apresentação do time feminino sub-21. “É muito bom você ver esse ressurgimento. Tudo começou com um ponta pé inicial e graças a Deus deu certo, houve apoio do Governo e também da iniciativa privadas que entenderam que o projeto vai muito além do voleibol, que envolve também as escolas e acaba atraindo meninas que gostam de vôlei e de onde poderá nascer uma estrela”, afirmou.
Outro tema abordado foi a revisão do Plano Diretor no Município, em processo de discussão na cidade. O parlamentar esteve reunido na última semana com o secretário de Planejamento, Glauco Fogaça, e comentou sobre o encontro e a importância do debate acerca das adequações. “Sorocaba já está atrasada, pois a revisão deve ocorrer em até dez anos, mas poderia ter sido antes com oito anos, sete anos. Houve um levantamento que de 2011 a 2019 a população de Sorocaba cresceu com uma média de 80 mil habitantes e a tendência é receber mais gente”, ressaltou.
Por fim, o vereador Cristiano Passos, que tem experiência em ajuda humanitária tendo, inclusive, atuado como missionário em outros países e também morado por dois anos no Rio Grande do Sul, falou sobre a tragédia que acometeu o estado devido às enchentes. O parlamentar ressaltou a importância do planejamento, com equipe técnicas e simulações de diversos cenários para garantir planos de evacuação, por exemplo. “Tanto em Porto Alegre como nas outras cidades da região, vai ser questionado o porquê não foi feito nada e a população vai ter razão. O grande problema, principalmente entre chefes do Executivo, é não pensar no amanhã e quando você pensa apenas no seu mandato, acaba deixando de fazer coisas importantes”, lamentou.
Transmitida ao vivo pela Rádio Câmara e pela TV Câmara Sorocaba, a entrevista com o vereador Cristiano Passos, do Republicanos, ao “Jornal da Câmara” pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).