19/07/2024 14h34
atualizado em: 19/07/2024 16h50

Homenagens a instituições e categorias profissionais também estão entre as comemorações das sessões solenes realizadas no primeiro semestre deste ano

Dia do Tropeirismo e Semana do Tropeirismo - 24.05.2024Dia Internacional da Síndrome de Down - 21.03.2024Datas históricas, como a Semana do Tropeirismo, o centenário da Arquidiocese de Sorocaba e os 150 anos da imigração italiana, estão entre as celebrações promovidas pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessões solenes realizadas no primeiro semestre deste ano. Com ampla participação dos respectivos segmentos que representam, essas sessões solenes tiveram como objetivo celebrar e expressar aspectos fundamentais da sociedade sorocabana.

Como ocorre todos os anos, no primeiro semestre também foi celebrado, em sessão solene, o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, com ampla participação das entidades que trabalham na área, atendendo e dando suporte aos pacientes e seus familiares. Na sessão solene, além das entidades, também foram homenageados profissionais e voluntários que atuam nessas causas, em reconhecimento ao trabalho fundamental que realizam.

Inclusão social – Datas fundamentais para a inclusão social e os direitos humanos, como o Dia Internacional da Síndrome de Down, também foram lembradas pela Câmara Municipal e celebradas em sessões solenes, assim como o Dia Internacional da Mulher, outra data comemorativa que o Legislativo sorocabano promove todos os anos com diversas outras programações em seu entorno. As sessões solenes também homenagearam segmentos profissionais, como os metalúrgicos, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e os profissionais do ramo da beleza..

Dia do Escoteiro com grupos escobeiros da cidade - 22.04.2024Dia Internacional da Ordem do Arco-Íris para Meninas - 19.04.2024Os dez anos em Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo, os 90 anos da Banda de Música da Polícia Militar do CPI-7 e os 70 anos da Igreja Batista Central também foram comemorados em sessões solenes do Legislativo municipal, que também homenageou o Tiro de Guerra de Sorocaba, que completou 107 anos, e o Dia do Escoteiro, com a participação de grupos de escoteiros tradicionais da cidade.

Valorização da leitura – Buscando valorizar a literatura voltada para a história e os valores regionais, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou sessões solenes para celebrar o lançamento de livros, como o livro “Júlio de Mesquita: 30 Anos de História”, que conta a história do antigo Sorocaba I, então o maior conjunto habitacional da América Latina. A sessão solene foi acompanhada de uma exposição de fotografias sobre a história do bairro.

Outros dois livros foram destaques de sessões solenes: o livro “Linha de Frente: A Épica História dos Trabalhadores dos Transportes de Sorocaba e Região”, do jornalista Carlos Araújo, que conta a história do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, e o livro “Eleitas”, dos jornalistas Kally Momesso e Lucas Monteiro, resgatando a história de todas as mulheres que foram eleitas em Sorocaba para cargos no Legislativo e no Executivo, desde Salvadora Lopes (1918-2006) até o presente.

90 Anos da Banda da Polícia Militar do
CPI-7 - 11.03.2024
Aniversário de 70 Anos da
Igreja Batista - 23-02-2024
Outras homenagens
– Entidades ligadas à maçonaria, que realizam um histórico trabalho social, educacional e filantrópico em Sorocaba, também foram homenageadas em sessões solenes, especificamente a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, o Dia do Rotaract e o Dia do Demolay.

O esporte também foi contemplado com sessões solenes, através das quais foram homenageados os atletas da Liga Sorocabana de Boxe, os melhores atletas da Nova Liga Regional de Tênis e Torcida Tricolor Independente, que completou 20 anos de fundação.

A Câmara de Sorocaba celebrou, ainda, a Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil, a diretoria eleita da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais) e o Dia do Pastor, além de ter promovido, em sessão solene, a aula inaugural do Curso “Promotoras Legais Populares”, que tem como objetivar formar mulheres para a defesa de seus direitos.