26/07/2024 09h26
atualizado em: 26/07/2024 10h03

Segundo o Executivo, Sorocaba se inscreveu no PAC “Renovação de Frotas” do Governo Federal visando à aquisição de 50 ônibus elétricos_

O uso de ônibus elétricos no transporte público tem sido objeto de estudo e acompanhamento por parte da Urbes Trânsito e Transporte. É o que informa o Poder Executivo Municipal em resposta a requerimento de vereador solicitando uma análise dos pontos positivos e, eventualmente, negativos da adoção de ônibus totalmente elétricos no transporte coletivo urbano, tanto do ponto de vista econômico quanto em relação à visão dos usuários do sistema, entre outros aspectos.

Segundo o Executivo, a Urbes Trânsito e Transporte vem acompanhando e participando de eventos sobre a descarbonização do transporte público por meio da adoção das tecnologias disponíveis para esse fim e, segundo a autarquia, as vantagens dos ônibus elétricos são: melhor conforto para o usuário, menos impacto no meio ambiente e menos custo de operação. Já as desvantagens são: o alto custo de investimento na frota, que é três vezes mais cara que um ônibus normal, a demora no carregamento e uma autonomia menor.

O Executivo observa, entretanto, que, após o pesado investimento inicial na compra de ônibus elétricos, ao longo do tempo a operação com ônibus elétricos se torna mais vantajosa do ponto de vista dos custos; acrescenta, no entanto, que “é preciso avaliar a questão da autonomia para que não seja necessário a compra de mais ônibus para a mesma operação”. Já no quesito meio ambiente, o Executivo sustenta que “não há dúvidas quanto ao ganho ambiental do uso de veículo elétrico” e acrescenta, em seu ofício, que, quanto aos usuários, todos os entrevistados afirmaram que os carros elétricos são mais confortáveis e silenciosos.

Ainda respondendo aos questionamentos do vereador, o Executivo informa que o Município de Sorocaba se inscreveu e foi selecionado pelo PAC “Renovação de Frotas”, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal voltado para o transporte coletivo urbano. Segundo o Executivo, no momento, o Município de Sorocaba segue prestando as informações necessárias à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana no sentido de obter financiamento para aquisição de 50 ônibus elétricos.