26/07/2024 12h33

Em resposta a requerimento de vereador, o Executivo informa que é feito o monitoramento do local, inclusive com limpeza periódica_

A necessidade de executar obras de contenção de cheias no trecho final do Córrego da Água Vermelha, na Avenida Professor Paulo Monte Serrat, no Jardim Sandra, foi objeto de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba. Em resposta ao requerimento, o Executivo informou, com base em esclarecimentos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que já existem estudos em andamento para elaboração de projeto para melhorias do sistema de drenagem no local.

Ao solicitar informações sobre o problema, o vereador enfatizou em seu requerimento que os constantes alagamentos na parte baixa do Jardim Sandra prejudicam os moradores há décadas, contudo as obras de alargamento do córrego ou a construção de muros de contenção não foram executadas no local, deixando as moradias vizinhas à mercê de alagamentos quando chega o período chuvoso.

Segundo o Executivo, a solução desse problema requer estudos de grande impacto na região, que implicam, inclusive, em ações de desapropriação. Enquanto isso não é possível, o Saae esclarece que tem sido feito o monitoramento do sistema de drenagem no local, incluindo seus dispositivos de captação e, sempre que identificada alguma avaria na rede, uma equipe de manutenção é prontamente acionada.

Segundo a resposta do Executivo, o Saae também atua nos serviços de roçagem e limpeza do talude do leito do córrego (mais um metro além da crista) e esse serviço é realizado periodicamente através de um cronograma preestabelecido, ocorrendo a cada 45 dias em época de chuvas e a cada 70 dias na estiagem.