11/10/2024 16h11
atualizado em: 12/10/2024 14h24

O vereador recebeu o Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, concedido a pessoas ou instituições com serviços relevantes

O vereador Dylan Dantas (PL) foi agraciado com a honraria nesta sexta-feira, 11 de outubro, durante uma solenidade no 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7° BPM/I), em comemoração ao sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842.O Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842 é uma honraria criada em 1992 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo para celebrar os 150 anos do movimento que teve início em Sorocaba. A comenda é concedida a personalidades civis e militares, além de instituições públicas ou privadas, que tenham prestado relevantes serviços ao Estado.

A Revolução Liberal de 1842 foi um movimento de revolta que ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com o objetivo de restaurar o Partido Liberal no poder. A revolta foi motivada pela dissolução da Câmara dos Deputados pelo Poder Moderador, o que gerou insatisfação entre os liberais. Embora o movimento fosse uma reação contra a centralização do poder e a falta de autonomia provincial no governo imperial, sua repressão e a subsequente consolidação do poder imperial acabaram por fortalecer a estrutura do Império.

O governo central usou a revolta como justificativa para intensificar o controle sobre as províncias e adotar medidas que visavam estabilizar o regime. A resposta às revoltas liberais também contribuiu para a formação de uma identidade nacional mais coesa e para o fortalecimento do sistema político imperial. Assim, embora os liberais buscassem reformas e maior autonomia provincial, sua derrota fortaleceu o governo central, contribuindo para a estabilidade do Império, pelo menos em um curto prazo.