22/11/2024 09h14
atualizado em: 22/11/2024 09h16
Facebook

Na entrevista ao “Jornal da Câmara”, o vereador também fez um balanço do recente processo eleitoral e das perspectivas de seu próximo mandato

O planejamento urbano no âmbito das discussões do Plano Diretor, a necessidade de investir no esporte e o orçamento de Sorocaba para o próximo ano foram temas da entrevista do vereador Cristiano Passos (Republicanos) ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, concedida na manhã de quinta-feira, 21, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também refletiu sobre a recente eleição municipal.

Presidente da Comissão de Justiça e membro da Comissão de Economia da Casa, Cristiano Passos abordou o orçamento municipal para 2025, que será votado em segunda discussão, e defendeu mais recursos para o esporte, uma de suas principais bandeiras. O vereador explicou que a maior parte dos recursos destinados ao esporte é absorvida por despesas fixas, dificultando a implementação de novos projetos. Por isso, ressaltou a importância de emendas de deputados, além das emendas dos próprios vereadores, para complementar o orçamento do esporte, enfatizando, ainda, a necessidade de agilidade nesse processo de liberação das emendas para que as ações planejadas possam ser executadas a tempo.

Defesa do esporte – Reeleito para seu segundo mandato na Casa, o vereador ressaltou a importância de continuar trabalhando nas pautas que já estão em andamento, como a defesa do esporte, a promoção da saúde e a proteção ao idoso, por exemplo. Cristiano Passos entende que o investimento em políticas públicas voltadas para o esporte é fundamental para a saúde e a socialização dos cidadãos, citando diversos exemplos de pessoas, inclusive idosos, que têm sua saúde física e mental fortalecida pela prática do esporte.

Outro tema debatido na entrevista foi o projeto de inclusão da capoeira nas escolas municipais. Cristiano Passos acredita que modalidades como a capoeira e as demais lutas são essenciais para promover a disciplina entre os jovens, contribuindo para sua formação. O vereador enfatiza que a inclusão da capoeira e de outras atividades físicas na rede municipal de ensino não só melhoram a saúde dos alunos, mas também despertam o senso de comunidade e de respeito entre os jovens, que, inclusive, aprendem a respeitar mais o professor.

Plano Diretor – Cristiano Passos também discorreu sobre a revisão do Plano Diretor, que está em discussão. O vereador enfatizou que as discussões a respeito das diretrizes para o desenvolvimento da cidade são fundamentais para o crescimento ordenado de Sorocaba, principalmente em bairros em expansão, como a região de Aparecidinha, que, conforme enfatiza, tem crescido consideravelmente, com o surgimento de diversos novos bairros.

O vereador também fez uma análise do recente processo eleitoral, destacando os desafios e peculiaridades das campanhas municipais de 2020 e 2024, a primeira em meio à pandemia de Covid-19, com restrição de atividades presenciais, e a segunda com um maior número de candidatos, inclusive em sua base eleitoral. “Nessa última eleição, o que percebemos é que as pessoas, devido ao descrédito com a política nacional, acabam descontentes com toda a política, o que afeta também o âmbito municipal, nas nossas campanhas para vereador”, afirma, observando que a abstenção tem sido muito alta e, para o futuro, terá que ser pensado o voto pela Internet.

Por fim, Cristiano Passos também falou sobre recentes requerimentos que apresentou na Câmara Municipal e sobre seu projeto de lei que reconhece a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial de Sorocaba. O vereador observa que a música gospel é um patrimônio cultural de inegável importância histórica e lembra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente uma lei que cria nacionalmente o Dia da Música Gospel, o que atesta sua importância.

A entrevista de Cristino Passos ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, também foi transmitida pela TV Câmara e pode ser vista nas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook).