A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil) e tem como tema “Parque das Águas: Planejamento e Ação para um Futuro Livre de Enchentes”
A Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar audiência pública com o tema “Parque das Águas: Planejamento e Ação para um Futuro Livre de Enchentes”. O evento é uma iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil) e será realizado nesta quarta-feira, 27, às 10 horas, no plenário da Casa, com a participação de autoridades e de moradores da região, entre outros interessados.
Ítalo Moreira observa que o Parque das Águas “é uma área de lazer fundamental para a população de Sorocaba, mas as enchentes recorrentes que ocorrem no local comprometem a segurança, a acessibilidade e o uso dos munícipes que o frequentam”. Em razão disso, o parlamentar vem cobrando do Executivo medidas para mitigação das enchentes no Parque das Águas e áreas afetadas.
Reunião preparatória – Em reunião preparatória para a audiência pública, Ítalo Moreira conta que foram levantadas questões fundamentais para a melhoria do parque e das áreas impactadas pelas enchentes, entre elas, a inserção de recursos específicos no próximo Plano Plurianual (PPA) para ações de infraestrutura, indenizações e demais investimentos necessários para mitigar os impactos das enchentes, bem como o desassoreamento regular do Rio Sorocaba, que encontra entraves envolvendo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do Governo do Estado.
O vereador elenca outras medidas que precisam ser tomadas em relação ao Parque das Águas, como um mapeamento de drenagem eficiente na região e a implantação de equipamentos de contenção de enchentes, que exigiram a desapropriação de imóveis, mas não foram executados. Também advoga possíveis compensações para os munícipes afetados pelas enchentes, como descontos no IPTU e na conta de água.
Requerimento ao Executivo – Esses e outros questionamentos foram elencados pelo vereador Ítalo Moreira em requerimento aprovado na Câmara Municipal, através do qual solicita informações detalhadas sobre as enchentes no Parque das Águas e as medidas que estão sendo tomadas para mitigá-las. O Executivo pediu prorrogação de prazo para responder ao requerimento, que elenca 16 questionamentos sobre a situação do Parque das Águas, desde questões técnicas até demandas dos munícipes que moram na região.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.