Proposta pelo vereador Dylan Dantas, a homenagem reforça o papel do esporte na inclusão social
O Mês do Jiu-Jitsu Brasileiro foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite desta segunda-feira, 25, com a presença de atletas, mestres e diversas crianças praticantes da modalidade. A solenidade foi comandada pelo vereador Dylan Dantas (PL), autor da Lei nº 12.696, de 22 de dezembro de 2022, que instituiu a comemoração no calendário oficial do município.
A mesa de honra da sessão solene foi integrada por representantes de academias renomadas da cidade: Fabricio Vilhena, do Bareia Jiu-Jitsu; Fabio Yoshio Ito, da escola Rocian Gracie Jr.; e Renan Sampaio, da equipe Alliance Ipanema. Durante a solenidade, votos de congratulação foram entregues às academias participantes, em reconhecimento ao trabalho realizado na promoção do esporte e da cidadania por meio do jiu-jitsu.
Em seu discurso, Dylan Dantas destacou a importância do jiu-jitsu e de outras artes marciais para a sociedade, promovendo disciplina, cidadania e melhoria da qualidade de vida das famílias. Ele mencionou a lei de sua autoria que instituiu o Mês do Jiu-Jitsu em Sorocaba, ressaltando como a medida fortalece o esporte na cidade, ampliando sua visibilidade e facilitando o apoio a projetos sociais.
O vereador também compartilhou relatos sobre o impacto positivo do esporte na vida de casais, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. Encerrando com um poema escrito por ele em homenagem ao jiu-jitsu, Dylan Dantas reforçou a mensagem de que o esporte transforma vidas, constrói uma sociedade mais justa, harmônica e unida.
A sessão solene em comemoração ao Mês do Jiu-Jitsu Brasileiro contou com apresentações musicais do cantor Cleiton Pereira e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, assim como pelas plataformas digitais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.