27/11/2024 17h25
atualizado em: 27/11/2024 17h14
Facebook

Projeto de lei nesse sentido, de autoria da vereadora, será apreciado na Câmara de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 28

Entra na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira, 28, na Câmara Municipal de Sorocaba, o Projeto de Lei nº 75/2024, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), que prevê a implantação de placas de sinalização de trânsito com advertência sobre áreas sujeitas a risco de alagamento. As placas deverão ser instaladas em áreas monitoradas pela Defesa Civil em Sorocaba.

Na justificativa do projeto de lei, Fernanda Garcia observa que, em Sorocaba, há 88 áreas monitoradas pela Defesa Civil, sendo 41 de alagamento, 21 sujeitas à inundação e 26 a deslizamentos, conforme reportagem do “Jornal Z Norte”, atualizada em 12 de setembro de 2022. Em janeiro deste ano, lembra a vereadora, Sorocaba voltou a enfrentar os efeitos das fortes chuvas e enchentes, inclusive com a morte de uma mulher de 73 anos, que ficou presa no veículo que foi arrastado pelas águas.

“A intenção do nosso projeto de lei é que as áreas de alagamento que são monitoradas pela Defesa Civil passem a ser sinalizadas para evitar que carros se mantenham estacionados nesses locais em dias de risco e que as pessoas em trânsito, conhecendo essas áreas previamente, possam buscar rotas alternativas”, argumenta Fernanda Garcia. A vereadora observa ainda que o custo de sua proposta não é alto, levando em conta que salva vidas, e estima que a sinalização de todas as áreas monitoradas deve ficar em cerca de R$ 47 mil, segundo levantamento que realizou. O projeto tem parecer contrário da Comissão de Justiça.