28/11/2024 09h10
atualizado em: 28/11/2024 09h10
Facebook

A vereadora quer saber se existe um grupo de trabalho na Prefeitura comprometido em acompanhar os objetivos do programa

Agenda de sustentabilidade urbana, que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) – ao qual Sorocaba aderiu – é objeto de um requerimento da vereadora Iara Bernardi (PT), destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba. 

Iara Bernardi observa que o Programa Cidades Sustentáveis atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. 

“O programa também oferece um banco de boas práticas de gestão, com casos exemplares de políticas públicas no Brasil e no mundo. Portanto, ele funciona também como um programa de formação e capacitação para gestores públicos municipais, oferecendo documentos de orientação técnica e conteúdos informativos para o público geral”, explica Iara Bernardi.

Lembrando que Sorocaba aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis e reafirmou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro de 2019, Iara Bernardi quer saber se existe um grupo de trabalho na Prefeitura comprometido em acompanhar os objetivos do Programa Cidades Sustentáveis.

Também indaga se foi produzido algum documento de diagnóstico da situação atual com os indicadores básicos da Plataforma Cidades Sustentáveis. Iara Bernardi quer saber, ainda, se o Município de Sorocaba tem procurado alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.