28/11/2024 11h00
Facebook

A vereadora requer ao Executivo informações detalhadas sobre os locais de inundações e deslizamentos e quais providencias foram tomadas

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) conta ter sido procurada por moradores do Jardim Sandra que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas que ocorreram em Sorocaba entre os dias 4 e 9 de novembro. Em razão disso, a vereadora voltou a questionar o Executivo a respeito das áreas de inundação na cidade por meio de requerimento com pedido de destaque na Câmara Municipal de Sorocaba.

A vereadora observa que, em abril deste ano, em resposta a requerimento de sua autoria, o Executivo informou que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizou obras de ampliação do sistema de drenagem do Jardim Sandra, no entorno da Praça do Trabalhador, que contemplaram a instalação de novas redes e bocas de lobo. Ainda de acordo com o Executivo, o Saae solicitou ao hipermercado instalado no bairro a adequação da canalização existente dentro daquele terreno. 

Segundo o Saae, essas obras surtiram efeito e melhoraram o escoamento das águas pluviais em dias de chuvas intensas. “De qualquer modo, será avaliado o funcionamento atual dos sistemas de drenagem existentes a fim de verificar a necessidade de ampliação do sistema”, acrescentou o Executivo na resposta de abril último, reconhecendo a gravidade do alagamento ocorrido em 20 de janeiro deste ano. Entretanto, o Executivo também informou que o esse local do Jardim Sandra não está cadastrado no mapa de suscetibilidade como área de inundação, tampouco é destacado nos mapas de risco de nível alto ou baixo. 

A parlamentar observa que, conforme reportagem do Jornal Z Norte, Sorocaba apresenta 88 áreas monitoradas, sendo 41 passiveis de alagamento, 21 sujeitas à inundação e 26 a deslizamentos, dados relativos a 2022 que se mantinham os mesmos de 2020. Por meio do requerimento aprovado, Fernanda Garcia solicita dados atualizados sobre essas áreas, solicitando uma lista com os endereços de cada uma delas. Também quer saber quantas dessas áreas foram afetadas nas últimas chuvas de novembro de 2024.

Fernanda Garcia quer saber, ainda, se o SAAE também solicitou ao hipermercado instalado no bairro a adequação da canalização existente dentro daquele terreno, quais adequações foram solicitadas e se houve a devida fiscalização para saber. Também indaga qual o prazo para que o supermercado fizesse as adequações e se as obras foram concluídas, bem como se houve visita da defesa civil nos imóveis na parte baixa do Jardim Sandra neste mês de novembro.