A professora, que morreu aos 102 anos em março deste ano, será homenageada (in memoriam) por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT)
A professora Ondina Seabra, primeira professora negra de Sorocaba, que morreu em 6 de março de 2024 aos 102 anos de idade, será homenageada pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene a ser realizada na próxima terça-feira, 3 de dezembro, às 19 horas. A iniciativa é da vereadora Iara Bernardi (PT), que preside a Comissão dos Direitos da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial.
Ondina Seabra nasceu em 1º de julho de 1921 e dedicou cerca de 40 anos de sua vida à educação, tendo sido professora e diretora de escola, entre outras atuações no âmbito do ensino em Sorocaba. Também foi ativista das causas do movimento negro, atuando na Frente Negra Brasileira de Sorocaba, formada pelo moradores da Vila Leão.
Além de propor a realização da sessão solene para homenagear a professora, a vereadora Iara Bernardi também vem sugerindo ao Executivo que indique uma escola municipal da cidade a ser denominada em homenagem à professora Ondina Seabra. Para Iara Bernardi, a trajetória da primeira professora negra de Sorocaba merece ser imortalizada com o nome em uma escola na cidade.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook), onde ficará disponível na íntegra.