02/12/2024 13h00
Facebook

Em requerimento, vereadora também quer saber se há interesse do Executivo em firmar parcerias com universidades para programa de estágio nos locais

A gestão e conservação do Museu Histórico Sorocabano, localizado no Zoológico Quinzinho de Barros, e do Parque Natural Chico Mendes, são focos de requerimento da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal. A parlamentar solicita ao Executivo uma série de informações detalhadas sobre o cuidado com os locais e também questiona se há interesse do Executivo em implantar sistema de estágio tanto no museu, quanto no parque Chico Mendes no local. 

Com relação ao Museu Histórico Sorocabano, a vereadora diz ter sido procurada por munícipes que, após visita ao Zoológico Quinzinho de Barros, constataram estado de abandono do museu, que está instalado no casarão localizado dentro do zoológico. 

Fernanda Garcia quer saber se a Secretaria da Cultura é responsável por cuidar do museu e a quem cabem os serviços de manutenção e conservação do seu acervo, que incluem objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para Sorocaba e região. A parlamentar também questiona quanto foi investido pela Prefeitura na preservação do local entre os anos de 2023 e 2024 e se há interesse em contratar estagiários para o museu, por meio de parcerias com universidades. 

Parque Chico Mendes – Da mesma forma, a vereadora também quer saber sobre a conservação do Parque Natural Chico Mendes, localizado no Alto da Boa Vista. Além de questionar quais serviços de manutenção e cuidado são desenvolvidos atualmente no local e os recursos investidos para tal finalidade, a vereadora também pergunta se há possibilidade de o Executivo firmar parcerias com universidades.

O intuito seria, por meio de convênios, que o Parque Chico Mendes abrisse espaço para a promoção de estágio aos estudantes na cidade. A vereador cita, ainda, que recebeu um questionamento de um munícipe sobre a existência de programa de estágio no parque.