Vereador eleito participou do programa “Bate-papo com os vereadores" na tarde desta terça-feira, 3.
Eleito para retornar ao Legislativo a partir do próximo ano, Izídio de Brito (PT) foi entrevistado pelo jornalista Carlos Garbo na tarde desta terça-feira, 3, no programa “Bate-papo com os Vereadores”, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Ele comentou sobre as perspectivas para um novo mandato, o terceiro na sua carreira, dentro do legislativo sorocabano.
Após oito anos afastado da Câmara, o metalúrgico Izídio de Brito foi eleito com 4.735 votos e contou que o resultado mostra o trabalho realizado durante o tempo fora do Legislativo. “Ficamos por dois mandatos fora, como suplente, mas não deixamos de atuar. Sou do conselho municipal de saúde e de educação, ale do trabalho junto ao sindicato dos metalúrgicos”, disse. Ele explicou sobre a campanha, que focou no corpo a corpo com a população.
Izídio explicou sobre a atuação na defesa dos metalúrgicos dentro do sindicato da categoria, atualmente como secretário, que envolve mais de 47 mil trabalhadores, sendo 37 mil somente em Sorocaba. “Tudo isso te dá uma relação com a categoria e uma relação social também porque o metalúrgico tem muita coisa pra resolver na fabrica, mas também no seu bairro e na cidade. É uma linha histórica que o sindicato tem”, disse.
O vereador eleito lembrou da iniciativa do Banco de Alimentos, que é do sindicato e nasceu da campanha Natal sem Fome, em 2004. Desde 2005, existe no Ceagesp, o local que recebe alimentos para serem distribuídos a famílias carentes. “São mais ou menos 60 toneladas por mês, que começou com 15 toneladas e deve bater perto de 100 toneladas agora, com o governo federal comprando alimentos diretor do pequeno produtor”, informou.
Izídio falou sobre a atuação junto ao Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC), que estimula a atuação de cooperativas de trabalhadores, como a dos catadores. Entre as iniciativas, ele destacou um projeto de lei de sua autoria que garante aos catadores o mesmo valor por tonelada de material recolhido em relação ao lixo destinado ao aterro sanitário, como forma de incentivo á reciclagem no município. O vereador eleito destacou a necessidade de leis mais rígidas para a destinação correta de resíduos, como forma de contribui com a questão ambiental no país.
Na oportunidade, o vereador eleito comentou sobre as novas reformas propostas pelo governo federal, como a isenção de cobrança de importo de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. “Tem mais duas propostas fundamentais que precisam passar, e chegando aqui, em janeiro, vou pedir para os vereadores que são ligados a deputados peçam para votarem favoráveis: tirar o imposto da cesta basca e dos alimentos que tem proteínas ”, disse, explicando que com isso os produtos vão chegar mis baratos para o população. Ele também defendeu o aumento de tributos para grandes riquezas e redução de juros no país. “Feito isso, teremos um equilíbrio”, afirmou.
Izídio de Brito falou também sobre a tendência da indústria atual focar em produtos sustentáveis. Ele citou a fabricante de automóvel Toyota, que está em Sorocaba, e tem toda a linha, sistemistas e fornecedores voltados para essa visão. “Sorocaba é campeã no mercado de autopeças, queremos ter um cuidado com isso, quero propor na Câmara que tenhamos uma atenção especial para esse setor”, afirmou. Ele ainda destacou a importância do Parque Tecnológico para a produção do futuro. “Precisamos abrir o Parque para pequenas e medias empresas, pois os talentos estão ali, para desenvolve produtos novos e ecologicamente corretos, que é o futuro”, disse.
O vereador eleito falou sobre a promessa de trabalhar para que Sorocaba possa contar com um Centro de Atendimento Integral ao Autista (CAIA), contratação de profissionais para a rede de saúde, inclusão da Semana de Cultura Nordestina no calendário municipal e casa de acolhimento para a população LGBTQIA+ vitima de violência, além do acompanhamento da aplicação do orçamento municipal e revisão do plano diretor. A entrevista de Izídio de Brito pode ser conferida na íntegra durante a programação da TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).