A iniciativa é de Ítalo Moreira (União Brasil) e Iara Bernardi (PT), que ressaltam a importância do complexo e a necessidade de sua revitalização
A revitalização do Complexo Ferroviário de Sorocaba por meio da economia criativa será debatida em audiência pública da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira, 5, às 19 horas. A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil) juntamente com a vereadora Iara Bernardi (PT). Ambos são autores de diversas proposituras, entre projetos de lei, requerimentos e indicações, que tratam do Complexo Ferroviário de Sorocaba.
Ítalo Moreira é autor da Lei nº 12.971, de 7 de março de 2024, que instituiu o Complexo Ferroviário de Sorocaba como Patrimônio Cultural Material da Cidade. Já a vereadora Iara Bernardi é autora do Projeto de Lei nº 323/2023, que institui o Território de Interesse Cultural, Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico no Município de Sorocaba e que, originalmente, previa a área do Complexo Ferroviário como o primeiro Território Cultural a ser instituído.
Para os proponentes da audiência pública, a economia criativa, que busca criar um ecossistema integrado de governo, academia e iniciativa privada, pode ser uma ferramenta eficaz de revitalização do Complexo Ferroviário de Sorocaba, que é considerado o maior e um dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada Ferro Sorocabana, uma das principais ferrovias paulistas.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.