Vereador falou sobre propostas para o Plano Diretor e destacou leis de sua autoria em vigor no município
Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 5, para o Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, o vereador Rodrigo do Treviso (PL) discorreu sobre diversos assuntos de destaque em sua atuação parlamentar. Propostas para o plano diretor, geração de energia fotovoltaica, coleta seletiva e apoio ao futebol varzeano foram alguns dos temas destacados pelo vereador.
Muito atuante na região da Vila Helena, Rodrigo do Treviso explicou sua proposta de inclusão no Plano Diretor a chamada zona de interesse aeroespacial, que visa fomentar o desenvolvimento de atividades relacionadas à indústria aeronáutica e à prestação de serviços no setor, transformando Sorocaba em um polo de excelência, atraindo investimentos e promovendo o crescimento econômico sustentável. O vereador destacou também que a proposta tem grande potencial de impacto positivo em bairros com populações carentes, adjacentes ao aeroporto.
Ainda em relação à região da Vila Helena no âmbito do Plano Diretor, Treviso falou sobre sua sugestão de contemplá-la com o projeto do lote social, defendendo a ampliação da discussão do tema. O vereador afirmou que há muitas pessoas que hoje não têm condições de morar em um local apropriado e acabam ocupando áreas perigosas, sujeitas a enchentes. “Precisamos pensar nessas famílias, porque ninguém vai morar em uma área invadida porque quer. Todos querem uma casa boa, em um lugar bacana, mas nem todos têm essa condição”, explicou.
Projeto de autoria dele que prevê geração de energia elétrica fotovoltaica nos lagos da cidade. “Levamos a ideia de utilização da energia fotovoltaica ao prefeito e ele implantou no terminal de ônibus. Agora queremos ampliar a iniciativa”. Por ser de iniciativa exclusiva do Executivo, o projeto foi retirado de pauta para ser enviado para oitiva do prefeito. “Já tive projetos inconstitucionais que se tornaram realidade. Nós criamos o projeto para chamar atenção para o tema, depois mandamos para oitiva e o Executivo pode acatar a iniciativa”, explicou o vereador.
Leis em vigor – Rodrigo do Treviso destacou números de seu mandato, com 36 leis aprovadas. Entre elas, a lei que torna obrigatória a destinação ambientalmente adequada e responsável de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos classificados como aproveitáveis. Agora um novo projeto seu sobre o tema está em tramitação na Câmara, visando estabelecer diretrizes para a coleta seletiva de resíduos não recicláveis remanescentes da triagem realizada pelos catadores.
O vereador explicou que o projeto busca reduzir o impacto ambiental negativo, minimizando o volume de lixo não reciclável disposto inadequadamente no meio ambiente. Além disso, visa promover a inclusão social, garantindo condições dignas de trabalho para os catadores e reconhecendo sua contribuição para a economia circular.
Destacou também leis de sua autoria sobre incentivo às hortas comunitárias, isenção de inscrições em concursos públicos para doadores de medula óssea e plaquetas, além de outra lei que estabelece desconto no IPTU para doadores de sangue.
Treviso por fim falou sobre seu apoio ao futebol varzeano, destacando a importância da prática esportiva e a relevância do futebol amador para a economia da cidade. Autor da lei que instituiu no calendário oficial do município o Dia do Futebol Varzeano, Rodrigo do Treviso explicou como, com seu apoio, a arbitragem dos jogos da várzea foi valorizada e teve grandes melhorias.
O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara, além das redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.