06/12/2024 13h07
Facebook

Em entrevista à TV Câmara, o futuro vereador também lembrou seu trabalho com os jovens da comunidade católica.

Representante da Renovação Carismática, o vereador eleito Henri Arida, 46 anos, participou nesta sexta-feira, 6, do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo, o vereador eleito também lembrou sua trajetória na Igreja Católica e seu desejo de servir a população que o elegeu.

“Quero ser um fiscal da população. A função principal do vereador é fiscalizar o Executivo, saber para onde vai o nosso dinheiro, e também criar leis para facilitar a vida da população”, destacou o vereador eleito pelo MDB para seu primeiro mandato com 3.844 votos.

Representante do movimento Renovação Carismática, da Igreja Católica, onde trabalhou no Ministério de Fé e Política, o vereador eleito falou sobre a importância da igreja na educação, saúde e cultura mundial e do Brasil e também na formação cidadã. “A Igreja Católica não tem candidatos, mas a liderança do movimento me indicou para ser candidato nesse ano e eu senti como um chamado e essa indicação me honrou”, disse.

Nascido em Sorocaba, cresceu no bairro Trujillo, depois se mudou para a Vila Lucy, próximo a Igreja São José do Serrado, onde   iniciou sua caminhada na igreja católica. “Fui seminarista, ia ser padre. Fiz filosofia na diocese de Santo Amaro, em São Paulo, e pude trabalhar no santuário com o padre Marcelo Rossi, em 1999”, lembrou.

Após três anos no curso de teologia, deixou o seminário e se casou com sua esposa, mas manteve forte atuação na igreja e junto à comunidade cristã e no trabalho social. “A igreja é importante para a civilização. As universidades foram formadas pela Igreja Católica, que hoje é maior instituição caricativa do Planeta Terra”, ressaltou.

O vereador eleito disse que não representa extremos ideológico e que acredita nos valores humanos e na democracia, anunciando que quer desenvolver um mandato participativo, voltado para os jovens e também combater a “cristofobia”. “Estamos aqui para divergir, para construir, mas sabendo que a gente pode fazer o melhor para Sorocaba”, afirmou. Entre as propostas voltadas para os jovens, defende isenção de impostos para empresas que fomentarem a criação de vagas de emprego para a juventude.

O entrevistado também deu sua opinião sobre o processo de revisão do Plano Diretor e disse que tem acompanhado de perto as discussões. “Das causas que eu me atentei muito, estão a questão da sustentabilidade, da coleta do lixo e da verticalização da cidade. A gente precisa de uma consciência ecológica para fazer as coisas de maneira correta e isso eu pude ver esse debate aqui na Câmara”, afirmou, defendendo, ainda, a votação do projeto nesta legislatura.

“Acredito sim, que essa legislatura tem a prerrogativa, pois já foram eleitos sabendo que iriam votar o Plano Diretor e nós, como vereadores eleitos, estamos acompanhando esse processo, porque é sobre o futuro da nossa cidade”, completou, clamando para que a população também acompanhe o processo.

Henry Arida lembrou sua passagem pela Câmara Municipal de Sorocaba, como assessor do então vereador Anselmo Neto, e sua atuação no Poder Executivo, onde atuou na Relações Institucionais e, recentemente, no Fundo Social de Solidariedade.        

A entrevista do vereador eleito Henri Arida foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e Rádio Câmara e está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).