Primeiro ponto de ônibus monitorado, conforme sugerido pelo vereador, já está em funcionamento e garantirá mais segurança para as mulheres
Atendendo solicitação do vereador Cristiano Passos (Republicanos), a Prefeitura de Sorocaba lançou no dia 8 de março o projeto Parada Amiga, que visa aumentar a segurança das mulheres nos pontos de ônibus da cidade. A iniciativa, realizada por meio da Urbes em parceria com a Concessionária BRT Sorocaba, começa com a instalação do primeiro ponto monitorado na Avenida Dr. Armando Pannunzio, sentido Centro, em frente ao restaurante Habib's.
Cristiano Passos havia encaminhado um requerimento à Prefeitura solicitando a implantação em Sorocaba de um sistema semelhante ao "Abrigo Amigo", já existente no Estado de São Paulo. No documento, ele destacou a crescente preocupação com a segurança das mulheres que utilizam o transporte público, especialmente no período noturno e de madrugada.
"É uma conquista importante para a cidade. Muitas mulheres se sentem inseguras ao aguardar o transporte público e agora terão um reforço na segurança. Agradeço à Prefeitura por atender nossa solicitação e implementar esse projeto essencial", afirmou o vereador.
O novo ponto monitorado conta com câmera de alta definição, monitor de 21,5 polegadas, alto-falantes e tecnologia de inteligência artificial. O sistema é supervisionado pela Central de Controle Operacional do BRT e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para eventuais ocorrências. Caso uma mulher esteja sozinha no ponto e seja identificada em situação de risco, uma atendente da Central aparecerá na tela para interagir e acompanhá-la até o embarque.
Na primeira fase do projeto, o sistema será instalado em 25 pontos de parada de ônibus considerados de maior vulnerabilidade para mulheres desacompanhadas. A iniciativa busca garantir um ambiente mais seguro e humanizado para as usuárias do transporte público em Sorocaba.