29/04/2025 08h28
atualizado em: 29/04/2025 08h32
Facebook

A iniciativa foi do vereador Fernando Dini, que destacou a contribuição do escotismo na formação ética de crianças e jovens

Na noite desta segunda-feira, 28, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia do Escoteiro, celebrado oficialmente em 23 de abril. A iniciativa partiu do vereador Fernando Dini (PP), que presidiu a solenidade e destacou o papel do escotismo na formação ética, cidadã e solidária de crianças e jovens.

A mesa de honra foi composta, além do vereador proponente, pelo chefe de gabinete Alexandre Caixeiro, representando o prefeito Rodrigo Manga; a diretora regional da União dos Escoteiros do Brasil, Neide Osawa Watanabe; a chefe Maurícia Caldeira (40º Distrito Lis do Interior); e o chefe Cláudio Marcos Guimarães (20º Distrito Escoteiro de Sorocaba). O vereador Ítalo Moreira (União) também participou da solenidade e reiterou a importância do escotismo na formação da juventude: “Se Sorocaba tivesse mais escoteiros, não teria Fundação Casa”.

Em seu discurso, Fernando Dini exaltou o impacto do escotismo na formação do caráter. “O escotismo é mais que um conjunto de atividades, é uma filosofia de vida que promove valores como respeito, solidariedade e amor à natureza”, afirmou. “É um caminho de transformação que deixa marcas profundas em quem o vivencia”. Ele ainda destacou a importância do trabalho voluntário realizado pelos chefes escoteiros, classificando-os como “verdadeiros exemplos de liderança e dedicação”.

O evento contou com depoimentos de escoteiros e lobinhos, que falaram da importância do movimento em sua formação. “Para mim, o mais bonito no escotismo é que ele enfatiza valores como lealdade, amizade e respeito pelo próximo”, disse Manuela Leite, do Grupo Monte Serrat. Já William Santos, do Grupo Ipanema, afirmou: “Tenho certeza de que o escotismo mudou minha vida para melhor”. Diversos chefes escoteiros foram homenageados durante a cerimônia com votos de congratulação.

Histórico do escotismo – O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado anualmente em 23 de abril. O movimento dos escoteiros foi fundado na primeira década do século passado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941), chegando ao Brasil na década seguinte. Em Sorocaba, o movimento existe desde meados da década de 1960.

O Dia do Escoteiro foi instituído no calendário oficial de Sorocaba pela Lei nº 8.839, de 12 de agosto de 2009, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku. 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara Municipal de Sorocaba, onde está disponível na íntegra.