De autoria do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), a Lei nº 13.236 foi publicada no Jornal do Município
Fica declarada de utilidade pública a Associação de Eventos Culturais (Assec), entidade, que, ao longo de seus 35 anos de atuação, tornou-se um elemento transformador no panorama cultural e social de Sorocaba e região. É o que estabelece a Lei nº 13.236, de 12 de junho de 2025, de autoria do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), publicada no Jornal do Município.
Fundada em 1988, a Assec tem-se dedicado a democratizar o acesso à cultura e, segundo João Donizeti, “os reflexos desse trabalho são evidentes e profundos”, citando como exemplo a realização de concertos sinfônicos gratuitos em espaços públicos, não apenas levando a música a regiões que tradicionalmente têm pouco acesso a eventos culturais, como também promove a inclusão social.
“Esses eventos têm sido catalisadores para a formação de novos públicos, despertando o interesse pela música clássica e popular brasileira em crianças, jovens e adultos. A presença desses concertos em praças e parques transforma esses locais em verdadeiros centros de convivência e cultura, promovendo a interação social e o fortalecimento dos laços comunitários”, acrescenta o vereador na justificativa da lei, lembrando que a entidade oferece aulas de instrumentos e teoria musical.
Para João Donizeti, além do impacto cultural, os projetos terapêuticos desenvolvidos em instituições de saúde pela Assec evidenciam os benefícios da música na promoção do bem-estar. “As aulas de canto coral e oficinas de regência, direcionadas a pacientes e profissionais de saúde, têm demonstrado ser eficazes na melhora da qualidade de vida dos participantes, proporcionando momentos de alegria, distração e terapia”, sustenta o parlamentar na justificativa da lei.