24/06/2025 10h44
atualizado em: 25/06/2025 11h46
Facebook

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), Marcos Amaro recebeu a Medalha de Mérito Cultural

O empresário, artista plástico e colecionador de arte Marcos Amaro foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra” em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 23, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com Felipe Savi, diretor institucional do Museu Asas de um Sonho; Sandra Senamo, mãe do homenageado; e o ex-deputado estadual Ricardo Mellão.

O evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de personalidades da área cultural, como o professor Adilson César, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, e o artista plástico Pedro Lopes, além do presidente do Rotaract, Gabriel Onishi. Os momentos culturais da sessão solene foram protagonizados pela cantora e compositora Paula Cavalciuk, que, acompanhada por Anderson Charnoski na viola caipira, interpretou clássicos como “Eu, a Viola e Deus” (Rolando Boldrin), “Tocando em Frente” (Renato Teixeira e Almir Sater) e “Cabecinha no Ombro” (Paulo Borges).

O vereador Ítalo Moreira ressaltou a contribuição do homenageado para a cultura e a arte em Sorocaba e região, bem como em todo o Brasil, por meio de iniciativas e instituições culturais, como o Fama Museu (Fábrica de Arte Marcos Amaro), na cidade de Itu, que é um dos maiores museus de arte da América Latina. O vereador também destacou o lado humanitário do homenageado: “A gente percebe o carinho que Marcos Amaro tem pelas pessoas”, afirmou o parlamentar.

Ao justificar a homenagem, Ítalo Moreira destacou que Marcos Amaro se caracteriza por sua dedicação e investimento na cultura brasileira: “Suas iniciativas não apenas preservam e divulgam a arte nacional, mas também fomentam o desenvolvimento cultural e econômico das regiões onde atua. A transformação de espaços industriais em centros culturais, como o Fama Museu, serve de exemplo de como a cultura pode revitalizar comunidades e promover a inclusão social” – salientou o vereador.

Ao agradecer a homenagem, Marcos Amaro disse que, apesar de ter nascido capital paulista, tem raízes caipiras e se sente tocado pela cultura do interior, dizendo-se emocionado com as canções que foram interpretadas durante a sessão solene. Lembrou que seu pai, o comandante Rolim, era amigo de Rolando Boldrin, a quem conheceu pessoalmente. E agradeceu as duas grandes mulheres de sua vida, sua mãe e sua esposa. “Fui muito feliz no dia de hoje e saio daqui mais rico do que entrei”, disse.

Dados biográficos – Paulistano, Marcos Amaro nasceu em 1984. É empresário, artista plástico e colecionador de arte. Cursou Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e é formado em Filosofia pelo Instituto Gens Educação e Cultura, possui uma carreira multifacetada que transita entre o empreendedorismo e as artes.

Como artista plástico, realizou exposições em importantes instituições culturais, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Centro Cultural dos Correios, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Suas obras também foram apresentadas em eventos internacionais, como a Art Zurich e a Bienal de Salerno.

Em 2018, fundou o Fama Museu (Fábrica de Arte Marcos Amaro) na cidade de Itu, um dos maiores museus de arte da América Latina, com um acervo de aproximadamente 3 mil obras que abrangem desde o Barroco até a arte contemporânea brasileira. O espaço, localizado no Centro Cultural São Pedro, revitalizou uma antiga fábrica de tecidos, transformando-a em um polo cultural de grande relevância para a região.

Além disso, Amaro assumiu a presidência do Museu Asas de um Sonho, anteriormente conhecido como Museu da TAM, que abriga o principal acervo de aviação do país. Sob sua liderança, o museu foi reaberto em 2024, após um período de fechamento, reafirmando seu compromisso com a preservação da memória aeronáutica nacional. Marcos Amaro é filho de Rolim Adolfo Amaro (1942-2001), o “Comandante Rolim”, que foi proprietário da TAM.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, nas quais está disponível na integra.