24/06/2025 12h31
Facebook

O vereador formulou o pedido por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba

O vereador Roberto Freitas (PL), por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 24, solicita informações ao Executivo sobre o fornecimento de contêineres de lixo no Município de Sorocaba. O parlamentar observa que a adequada destinação e acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos é essencial para a manutenção da limpeza pública, a saúde coletiva e a proteção ambiental.

“A falta de acondicionamento adequado do lixo acarreta vários problemas, principalmente a dengue, além de ratos e escorpiões. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Sorocaba gastou meio bilhão de reais com os lixos da nossa cidade para que ele seja lançado em locais adequados. Não é pouco dinheiro. E esse valor sai do bolso de cada munícipe que paga a sua taxa de lixo. Então, não podemos retroceder, com várias ruas com lixo acumulado”, afirmou Roberto Freitas, ao destacar seu requerimento na tribuna.

Para o vereador, é fundamental que a Prefeitura aumente o número de contêineres para que a população possa descartar o lixo de forma correta. “Temos recebido denúncias e reclamações de moradores, relatando a ausência total de contêineres em diversas ruas da cidade, gerando transtornos e comprometendo a salubridade dos bairros”, afirma Roberto Freitas, que indaga ao Executivo quantos contêineres de lixo estão atualmente disponibilizados pelo poder público no município de Sorocaba e como se dá controle ou distribuição regionalizada desses equipamentos. 

O vereador quer saber qual é o instrumento legal, contratual ou normativo que regulamenta a quantidade de contêineres a ser destinada por residência, rua ou região e se existe algum estudo técnico que relacione o valor arrecadado com a taxa de lixo e a prestação efetiva do serviço, especialmente quanto à disponibilização dos contêineres. Por fim, indaga se há previsão de ampliação do número de contêineres em áreas ainda não atendidas e qual o cronograma de expansão, se existente.