24/06/2025 15h11
atualizado em: 24/06/2025 18h36
Facebook

A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (PP), que ressaltou o compromisso do padre com sua missão apostólica e social

O padre Fernando Henrique Giuli Batista, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, foi homenageado com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 24, por sua nomeação como administrador arquidiocesano na fase de transição da Arquidiocese, entre a saída do arcebispo Dom Julio Endi Akamine e a futura nomeação de um novo arcebispo pelo Papa Leão XIV. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (PP). 

“Agradeço por poder fazer uso dessa tribuna, pois é aqui que são debatidas e aprovadas as leis em prol do nosso povo sorocabano. Estamos aguardando a nomeação e a chegada de um novo arcebispo metropolitano para Sorocaba. O administrador arquidiocesano é aquele que administra a Igreja Católica de forma interina e tem todas as prerrogativas do arcebispo, exceto a consagração episcopal. Nesse período, portanto, continuamos com nossos planos e ações e oramos a Deus para que, através do Santo Padre, o Papa Leão XIV, venha o nosso novo arcebispo”, disse o padre Fernando Giuli, que é doutor em Direito Canônico e Teologia e graduado em História, com pós-graduação em Psicanálise.

O administrador arquidiocesano reiterou o compromisso da Arquidiocese de Sorocaba em colaborar com a cidade por meio de parcerias com a Prefeitura e a Câmara Municipal, “em prol principalmente daqueles que mais precisam”, conforme enfatizou. “São inúmeras as parcerias com as nossas 40 paróquias, mais de 50 sacerdotes e mais de 300 comunidades somente aqui em Sorocaba”, afirmou. Ao final de seu pronunciamento, o padre convidou a todos para rezarem o Pai-Nosso, abençoando os parlamentares, os servidores da Casa e toda a população.

Votos de congratulações – Nos votos de congratulações, o vereador Fernando Dini afirma: “A nomeação do padre Fernando Henrique Giuli Batista como administrador arquidiocesano reflete sua fé, sua entrega e seu compromisso com a Igreja e com toda a comunidade. Sua designação para esta importante responsabilidade é fruto de uma trajetória marcada pela dedicação, pela escuta, pelo acolhimento e pelo compromisso com sua missão. Sua caminhada, firmada na fé, na dedicação e no compromisso com sua vocação, é motivo de orgulho para todos. Temos a certeza de que a frente desta nova responsabilidade continuará atuando com sabedoria, equilíbrio e comprometimento guiado pelos princípios que sempre nortearam sua vida”. 

Na entrega da homenagem, Fernando Dini reiterou sua admiração pelo trabalho padre Fernando Giuli, que é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, que o vereador frequenta. “Além do respeito que o senhor demonstra por essa Casa de Leis, também sabemos do seu comprometimento com a Paróquia São Francisco de Assis nas causas pelo bem comum. O zelo com que o senhor conduz a sua missão é digno de admiração” – afirmou Fernando Dini, no final da entrega dos votos de congratulações.

Dados biográficos – Paulista de Porto Feliz, onde nasceu em 2 de abril de 1980, o padre Fernando Henrique Giuli Batista é filho do casal Rubens e Doroti e possui uma irmã. Após cursar o ensino fundamental em sua terra natal, ingressou no seminário em 1997. É doutor em Direito Canônico (Eclesiástico) pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália. Também é doutor Teologia pela PUC-Rio e possui Licenciatura em História e Pós-Graduação em Saúde Mental (Psicanálise).