26/06/2025 10h02
atualizado em: 26/06/2025 10h19
Facebook

A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), como parte do Dia Mundial de Doação de Sangue e da Semana Municipal de Doação de Plaquetas

A campanha “Junho Vermelho”, que engloba o mês de conscientização mundial sobre doação de sangue e a Semana Municipal de Doação de Plaquetas, foi objeto de sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 25, no plenário da Casa, quando foram homenageados doadores de sangue e plaqueta.

A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo sorocabano e autor da Lei nº 12.537, de 8 de abril de 2022, que instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Plaquetas, celebrado anualmente em 8 de junho. Todos os anos, o parlamentar realiza sessão solene para homenagear os doadores de sangue a plaqueta e incentivar as doações.

Fábio Simoa presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com o gerente médico da Colsan de Sorocaba, Frederico Guimarães Brandão; a médica Priscilla Bartocci, representando a Secretaria de Saúde; o maior doador de plaquetas da região, Eder Massakasu Aono, que já totalizou 250 doações; o receptor de medula óssea Mateus Francisco Lima da Silva, estudante de medicina; e o doador de medula, Edilson da Silva.

Gesto de solidariedade – O vereador relatou sua experiência como doador de sangue que começou aos 18 anos, num porão da Santa Casa de Misericórdia onde aconteciam as doações. “Cada um de vocês que estão aqui neste momento como doadores tiveram a sua motivação para ajudar o próximo”, afirmou Fábio Simoa, que também falou da importância da doação de plaquetas, além da doação de sangue.

O estudante de medicina Mateus Francisco Lima da Silva, receptor de medula óssea, relatou sua experiência, que, segundo ele, foi um processo delicado, mas bem-sucedido. “É nesse momento do transplante que a gente precisa das doações de plaquetas e bolsas de sangue”, explicou, discorrendo sobre as questões clínicas relativas ao transplante. 

Mateus Francisco foi taxativo ao agradecer os doadores: “Em nome de todos os doadores de sangue, em nome de todos que tiveram a vida renovada pelo seu gesto, o nosso mais sincero obrigado. Você, doador, não doou apenas sangue, doou tempo, empatia, saúde, amor. Que a sua generosidade inspire outros a seguirem pelo menos caminho. ‘Junho Vermelho’ nos lembra que a vida depende da solidariedade de pessoas como você. Muito obrigado por ser esperança em forma de doação” – disse.

O maior doador de plaquetas da região, Eder Massakasu Aono, disse que a doação de sangue e plaquetas é um gesto de solidariedade e citou o Papa Francisco, recentemente falecido: “Se o mal é contagioso, o bem também é. Deixemo-nos contagiar pelo bem, como disse o papa”, afirmou, ressaltando, emocionado, que doar sangue e plaquetas é uma forma de praticar o que Jesus ensinou.

O gerente médico da Colsan Sorocaba, Frederico Brandão, agradeceu o vereador Fábio Simoa por apoiar a causa da doação de sangue, tanto como legislador quanto como doador, e fez uma apresentação sobre o trabalho da Colsan na região de Sorocaba. “Hoje temos cerca de mil colaboradores na Colsan e atendemos 110 hospitais no Estado, com dez postos de coleta e o posto de coleta de Sorocaba é o que faz o maior número de coletas”, afirmou.

Importância da doação – De acordo com o Hemocentro do Estado de São Paulo, a doação de plaqueta beneficia muitos pacientes, “especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, entre outros”. 

A doação pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. O limite máximo é de quatro doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

Para doações, o interessado deve procurar o Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), em Sorocaba, localizada na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564. Os telefones para informações são: (15) 3224-2930 e (15) 3332-9461. A Colsan funciona de segunda a sábado, das 7 horas às 12h30 (exceto feriados) e possui estacionamento gratuito no local.

Na última parte da sessão solene, o vereador Fábio Simoa entregou votos de congratulações a diversos doadores de sangue e plaquetas. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, nas quais está disponível na íntegra.