26/06/2025 13h00
atualizado em: 26/06/2025 12h49
Facebook

O vereador afirma ter recebido diversas reclamações de munícipes sobre a falta de insulina em várias unidades de saúde

O vereador Izídio de Brito (PT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 26, solicita informações ao Executivo sobre a situação atual do estoque de insulina na rede municipal de saúde.

“Recebi diversas reclamações de munícipes sobre a falta de insulina em várias unidades de saúde do município, o que tem comprometido o tratamento de pacientes com diabetes”, afirma Izídio de Brito, citando as unidades de saúde da Vila Helena, Vila Angélica e Habiteto entre as que foram mencionadas como locais onde há desabastecimento.

Para o vereador, o problema pode estar ocorrendo de forma ainda mais ampla e, em razão disso, indaga ao Executivo se, de fato, há desabastecimento ou fornecimento irregular de insulina e, em caso afirmativo, quais unidades estão sendo afetadas. Também indaga sobre os motivos do desabastecimento e se há previsão de normalização do fornecimento.

Izídio de Brito também solicita dados sobre os tipos de insulina ofertados pela rede municipal e qual a regularidade de distribuição aos pacientes. Também indaga quantos pacientes com diabetes estão cadastrados na rede municipal para recebimento contínuo de insulina e qual o critério adotado pela Secretaria de Saúde para o controle e acompanhamento da dispensação. O parlamentar quer saber, ainda, se há previsão de aquisição emergencial ou abertura de novo processo licitatório para reposição dos estoques.

Por fim, Izídio de Brito lembra que a insulina é um medicamento essencial e de uso contínuo e sua ausência representa grave risco à saúde e à vida dos pacientes, ressaltando que “é dever do poder público garantir o fornecimento regular e adequado desse insumo fundamental à população”.