Programa “Comissões em Debate” recebeu a vereadora Tatiane Costa (PL) e representantes da secretaria da Educação.
As ações e iniciativas desenvolvidas na área da educação municipal foram debatidas no programa “Comissões em Debate”, realizado na tarde desta quinta-feira, 26, pela Rádio Câmara Sorocaba, com a participação da vereadora Tatiane Costa (PL), integrante da Comissão de Educação do Legislativo, ao lado de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Sedu).
Pela Sedu, estiveram presentes Isaura Mendes, coordenadora administrativa; Luis Gustavo, técnico pedagógico; Andreia Meira, gestora educacional; Maria Alves Porto, gestora administrativa; Rafael Amadio, gestor desenvolvimento educacional; Renata Falcato e Lais Mamede, nutricionistas; Marcela Rosa, chefe de seção; e Priscila Gaspar, do apoio técnico.
Na oportunidade, os convidados falaram das ações voltadas à educação pública, como a retomada das unidades do Sabe-Tudo com a implantação do programa Conecta, de atividades de formação digital para estudantes da própria unidade; a criação do programa Crianças na Política, que inclui visitas à Câmara Municipal com o roteiro educador; e o programa “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”.
A vereadora Tatiane Costa destacou a implantação do modelo de escolas cívico-militares em Sorocaba, que terá início com as escolas estaduais Professor Jorge Madureira e Professor Lauro Sanchez. “É um projeto do executivo do Estado. São 100 escolas no estado inteiro. Na primeira fase seis escolas estavam aptas a receber esse modelo em Sorocaba, mas também precisa os pais (dos alunos) aceitarem. Então a bancada do PL se reuniu, panfletou na frente de escolas para conseguir essas assinaturas”, explicou.
Também foi abordado o aumento e as formas de aplicação do fundo rotativo para manutenção das escolas. Tatiane Costa informou que apresentou requerimento solicitando providências para o reparo da CEI 134, que sofreu com furtos de equipamentos, e apresentou imagens sobre a situação da unidade de ensino vandalizada. Ela informou que ainda não recebeu retorno da prefeitura, mas que a questão da segurança teve atenção direta do Secretário Estadual de Segurança. A vereadora foi informada que as informações serão levadas para a Sedu e que o fundo rotativo, no entanto, não poderia ser utilizado para essa situação de reparos.
O programa abordou a questão das gestões compartilhadas de unidades de ensino e Tatiane Costa ressaltou a necessidade de maior segurança para as escolas. Ela pediu a intensificação de rondas e lembrou, até mesmo, de uma ameaça de ataques a unidades escolares que gerou medo em pais, alunos e servidores.
Outro assunto tratado no programa foi a alimentação oferecida aos estudantes, com cardápios específicos para cada faixa etária e período e aulas, confeccionados por nutricionistas da prefeitura para atender a necessidade dos alunos, incluindo ainda a orientação sobre alimentação saudável, tendo o projeto municipal sendo premiado nacionalmente, entre as 20 melhores iniciativas do país.Projetos de lei – A vereadora explicou sobre projetos de lei apresentados no Legislativo voltados à educação. Um dele determina a obrigação de cantar o hino de Sorocaba nas escolas. “Eu estudei por dois anos em escola municipal e a gente cantava toda sexta-feira o hino de Sorocaba, e foi ali que eu conheci e é muito bonito. E pra regulamentar que todas as escolas municipais cantem para as crianças aprenderem eu fiz esse projeto de lei”, contou. Ela lembrou que a orquestra sinfônica municipal fez uma regravação do hino este ano, o que torna o momento ideal para implementação da proposta.
Tatiane Costa ainda contou sobre o projeto de musicalização infantil nas escolas municipais e representantes da Sedu informaram que a rede municipal desenvolve o projeto Educasom, custeado pelo fundo rotativo em cinco escolas, para desenvolvimento de fanfarra. Ela também explicou sobre a proposta de levar a orquestra municipal para eventos públicos, a proibição de uso de telefones celulares nas escolas entre outras iniciativas.
A equipe da Sedu aproveitou o programa para apresentar o selo ouro, recebido do Ministério da Educação (MEC), pelo compromisso do município com a alfabetização infantil, além de 28 escolas garantirem o índice de excelência educacional do Governo Estadual pelo resultado no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O ”Comissões em Debate” foi transmitido ao vivo e pode ser revisto na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou pela redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).