27/06/2025 12h28
atualizado em: 27/06/2025 12h43
Facebook

No programa “Bate-Papo com Vereadores”, parlamentar discorreu sobre projeto apresentados e outras ações de seu mandato

Ativista da causa animal há mais de dez anos, o vereador Rodolfo Ganem (Podemos) participou do programa “Bate-Papo com Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 26, quando comentou os projetos de sua autoria já aprovados na Casa. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador falou sua luta contra os maus-tratos contra animais, mas também sobre incentivo ao esporte e defesa das dos autistas. 

Ao fazer um balanço dos seis primeiros meses de mandato, Ganem, que apresentou 29 projetos de lei no semestre – entre propostas da causa animal, inclusão e acessibilidade – destacou a importância da participação popular para a formulação de proposituras. Também comemorou o avanço no debate sobre a defesa dos animais. “Essa discussão ampliada gera frutos e vai ajudar muito aos animais que sofrem maus-tratos”, disse.

Na entrevista, Ganem também defendeu punições mais rígidas para maus-tratos, censo sobre animais, adoção responsável e avanço nas castrações, com mutirões, além de microchipagem dos animais. “Neste ano já está encaminhado para que possamos fazer mais de dez mil castrações”, destacou. 

Projetos aprovados – O vereador falou sobre a aprovação da sua lei que garante o direito a alimentar animais domésticos em situação de rua, sob pena de multa. “Infelizmente, as vezes, vizinhos e pessoas em volta criticam. Agora ninguém será contestado por isso, proporcionado aos animais mais dignidade”, frisou. 

O parlamentar comentou ainda a aprovação do projeto que cria a Banca do Esporte na última sessão. A proposta tem como objetivo arrecadar calçados e outros equipamentos destinados à prática de esporte para serem doados aos projetos sociais do Município.  

“As pessoas têm muitos equipamentos em casa, as vezes chuteiras, calções, uniformes, e muitas outras pessoas não têm condições de comprar esses materiais para praticar esporte, como um tênis. Eu sei que isso tudo é muito caro”, ressaltou. 

Autismo – Rodolfo Ganem também lembrou ações de seu mandato em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo sessão solene com o tema “Mais informações, menos preconceito”. Para o parlamentar, além das pessoas com autismo, em especial as crianças, é preciso cuidar e olhar para os familiares. “A mãe também precisa ser acompanhada e as famílias acolhidas pelo poder público para que tenhamos, não só uma criança, mas uma família saudável”, disse. 

Outras propostas do vereador propõem a criação da campanha “Abril Azul”, de conscientização sobre o autismo, para dar visibilidade à causa, e de orientação para mães atípicas. “Essas mães precisam lidar com muitos desafios e muitas vezes deixam de cuidar, entram em depressão e deixam suas vidas de lado para mergulhar no tratamento da criança”, afirmou.

Por fim, o parlamentar também respondeu a questionamentos de munícipes que acompanhavam ao vivo, em especial na área da saúde. A entrevista completa de Rodolfo Ganem ao “Programa Bate-Papo com Vereadores”, da TV Câmara, pode ser vista na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.