A jornalista Denise Rocha e a empresária Letícia Nascimento receberam a homenagem por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil)
A jornalista e advogada Denise Rocha, primeira mulher a assumir o comando editorial do Cruzeiro do Sul em seus 122 anos de história, e a empresária Leticia Teixeira Pontes Nascimento, que se destaca por suas inovações no setor de panificação, foram homenageadas pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Medalha Ana Abelha de Mulher Empreendedora, entregues em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 26.
A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), que presidiu a mesa de honra da solenidade e a dividiu com as seguintes personalidades: Laelso Rodrigues, membro instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul; Hélio Sola Aro, presidente da diretoria executiva da FUA; e o marido e a mãe da homenageada Letícia Nascimento, o advogado Diogo Nascimento e a senhora Ione Dutra Pontes.
Também marcaram presença, entre outras personalidades, o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, professor Adilson César, o artista plástico Pedro Lopes, o jornalista e professor Fernando Negrão, e Cláudia Jacob, ex-coordenadora da TV Câmara. O evento contou com apresentações musicais da cantora Welfarah Lima (voz) acompanhada ao violão por Cleberson Pupo.
“É com muita honra e com muito orgulho que tenho a oportunidade de homenagear essas duas grandes mulheres, Denise Rocha e Letícia Nascimento, por serem referências de empoderamento, trabalho e dedicação, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou Ítalo Moreira ao saudar as homenageadas, que, após a entrega das medalhas, agradeceram o vereador pela honraria.
Compromisso com os fatos – O jornalista Fernando Negrão, que foi professor da homenageada na Uniso, discorreu sobre o processo de lapidação de um profissional de comunicação, começando pelos bancos da faculdade, e falou sobre a trajetória profissional de Denise Rocha, que nasceu em Salto, em 9 de novembro de 1980. Graduou-se em jornalismo na Uniso em 2004 e atuou em diversos veículos de comunicação, como TV Rio Sul, em Rezende, e a TV Tem, em Itapetininga, além de veículos impressos e assessoria de imprensa.
Denise Rocha foi assessora técnica na Polícia do Rio de Janeiro, em 2014, atuando em gestão de crise e no assessoramento de comunicação do comando geral da polícia. Entre as coberturas jornalísticas que protagonizou destaca a cobertura do acidente da Gol, em 2006, no Xingu, quando, juntamente com sua equipe, ficou 14 dias acampada numa fazenda. Também cobriu as mortes nos deslizamentos de Angra dos Reis, no réveillon de 2010, onde conhecia algumas das pessoas que morreram.
O presidente do conselho da Fundação Ubaldino do Amaral, Hélio Sola Aro, após ressaltar o compromisso do jornal Cruzeiro do Sul “com a verdade, a democracia, a pluralidade de ideias e o desenvolvimento de Sorocaba e região”, afirmou que a rápida ascensão de Denise Rocha ao cargo de diretora responsável do jornal é “resultado de um trabalho consciente, uma postura ética, uma liderança respeitosa e um olhar jornalístico atento aos interesses da comunidade”.
Raízes mineiras – O advogado Diogo Nascimento, marido de Leticia Teixeira Pontes Nascimento, falou sobre a trajetória da homenageada, enaltecendo os valores familiares que marcaram sua vida, desde suas origens, em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas. Letícia Nascimento graduou-se no curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa e, após formada, tornou-se representante comercial em São José dos Campos e, posteriormente, no Rio Grande do Sul. Em 2012, tornou-se responsável por toda a extensão territorial da região de Itapetininga até o Paraná.
Com o nascimento de sua primeira filha, Letícia Nascimento deixou a carreira de representante comercial, com as metas, performances e resultados financeiros do mundo corporativo, para dedicar-se à maternidade, com a qual frutificou também sua veia empreendedora, que se iniciou com a produção de pão de queijo mineiro e culminou com a implantação da Santa Janela, uma padaria drive-thru, em fase de expansão.
Dados da jornalista – Primeira mulher a assumir a chefia de redação do jornal Cruzeiro do Sul em 122 anos de história, Denise Rocha é formada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia e em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Construiu uma carreira sólida e diversificada, acumulando experiência em veículos de comunicação de alcance nacional e em assessoria de comunicação para instituições, empresas e personalidades.
“Desde que assumiu a liderança do jornal em 29 de fevereiro de 2024, Denise Rocha trouxe uma nova perspectiva para a linha editorial do jornal, destacando-se pelo olhar feminino e inovador sobre a produção jornalística”, afirma o vereador. “Sua atuação inclui não apenas o fortalecimento do jornal impresso – um dos poucos jornais centenários em circulação no Brasil – mas também a modernização da presença digital do Cruzeiro do Sul, consolidando-o como uma referência em mídias online e redes sociais”, destaca o vereador.
Sob a liderança de Denise Rocha, o Cruzeiro do Sul não apenas renovou suas estratégias editoriais, mas também reforçou seu compromisso com a informação de qualidade, acessível a todos os públicos. Sua capacidade de integrar tradição e inovação reflete a importância de profissionais que compreendem as transformações sociais e tecnológicas, adaptando-se a elas sem perder a essência do serviço público que é a comunicação.
Para Ítalo Moreira, o fato de Denise ser a primeira mulher a ocupar esse cargo em mais de um século de história do jornal representa um avanço importante para a representatividade feminina nos espaços de decisão e liderança. “Tal conquista inspira outras mulheres a buscarem seu protagonismo e reafirmar o papel transformador do olhar feminino em ambientes tradicionalmente dominados por homens”, afirma o parlamentar.
Dados da empresária – Com destacada atuação no meio empresarial, Leticia Teixeira Pontes Nascimento contribui com o desenvolvimento do setor de panificação na cidade de Sorocaba e região. Com perseverança, inovação e visão estratégica, vem sendo referência no segmento de panificação e atendimento ao público.
“Sua trajetória demonstra não apenas capacidade de gestão e inovação, mas também compromisso social ao proporcionar melhorias na experiência de consumo de seus clientes e valorização da mão de obra local”, afirma Ítalo Moreira.
Engenheira agrônoma de formação, Leticia Nascimento trilhou uma trajetória de sucesso no agronegócio antes de empreender no setor de panificação, onde identificou oportunidades e inovou ao criar a Santa Janela, um modelo de padaria que alia qualidade, praticidade e atendimento humanizado.
“Sua experiência demonstra que o empreendedorismo feminino é um motor essencial para o crescimento econômico sustentável, destacando-se pela sensibilidade em atender demandas latentes da sociedade e transformar desafios em oportunidades”, enfatiza Ítalo Moreira.
Falas das homenageadas – A empresária Letícia Nascimento disse que receber a Medalha Ana Abelha é uma honra não apenas por representar o empreendedorismo feminino, mas também por reconhecer uma “trajetória feita de escolhas, de sonhos cultivados com coragem e de raízes fincadas com amor”. E dirigindo-se à sua mãe, enfatizou: “Obrigada por me ensinar que a força de mulher começa dentro de casa” – disse, ressaltando também o papel do marido e dos filhos em sua vida. E agradeceu também todos os colaboradores da Santa Janela. “Empreender é mais do que gerar renda, é fazer a diferença na vida das pessoas”, enfatizou.
Dizendo ser impossível falar de sua vida sem falar de Deus, a quem sempre agradece em primeiro lugar, a jornalista Denise Rocha discorreu sobre as origens latinas da palavra “reconhecimento”, implícita na homenagem recebida, e agradeceu Ítalo Moreira pela iniciativa, bem como a direção da Fundação Ubaldino do Amaral e toda a equipe do Cruzeiro do Sul. “Nenhum trabalho se faz grande sozinho. É acima de tudo feito por pessoas que acreditam nos seus sonhos e enfrentam desafios. Por isso, liderança não é fazer sozinho, mas levar junto as pessoas e suas histórias de vida”, destacou.
A sessão solene foi transmitida pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (You Tube e Facebook) nas quais está disponível na íntegra.