30/06/2025 11h36
atualizado em: 30/06/2025 11h51
Facebook

Parlamentar acompanhou os debates sobre transparência nas filas de saúde, combate à terceirização e valorização profissional

O vereador Izídio de Brito (PT) participou, neste sábado, 28, da fase municipal da Conferência de Saúde de Sorocaba. Ao lado de conselheiros, trabalhadores da saúde e movimentos sociais, Izídio acompanhou os debates e apoiou a aprovação de moções e propostas que cobram mais transparência, combate às terceirizações e valorização dos profissionais da saúde no município.

Entre os principais encaminhamentos, destaca-se a moção de repúdio à terceirização dos serviços de saúde, com a defesa de que a gestão seja feita por servidores concursados, sob controle social e com transparência, para além da cobrança pela contratação de mais profissionais de enfermagem.

Outro destaque foi a moção de repúdio à falta de transparência nas filas de especialidades médicas em Sorocaba. “O prefeito Rodrigo Manga apresentou um projeto de lei, para ser votado na terça-feira, 1, que revoga uma legislação vigente sobre transparência na fila de especialidades na cidade. Apesar da pressão social, nada mudou na postura do prefeito Manga. É uma atitude lamentável”, afirmou.

Por fim, os grupos apresentaram uma tese com base no princípio da equidade, propondo políticas específicas para o atendimento da população negra e indígena, incluindo a criação de um comitê técnico e a realização de um seminário temático.

De acordo com o vereador Izídio, a próxima etapa do processo é encaminhar à Secretaria Municipal de Saúde o relatório produzido. Para o parlamentar, cabe ao poder público colocar em prática as propostas aprovadas. “Tirar do papel o que foi deliberado é responsabilidade da Prefeitura. A população fez sua parte, agora a Secretaria precisa assumir o compromisso com a saúde”, afirmou.

(Assessoria de Imprensa – vereador Izídio de Brito – PT)