Mais de dez veículos enviados pelo Governo Federal estão parados na garagem da Prefeitura
A vereadora Iara Bernardi (PT) formalizou uma denúncia ao Ministério Público Federal, nesta terça-feira (1), acerca do abandono de 14 ambulâncias do Samu em Sorocaba, alegando omissão administrativa e desperdício de patrimônio público federal.
As ambulâncias encontram-se paradas há meses na garagem e oficina da Prefeitura, na Rua Pedro Jacob, na Vila Senger. Algumas estacionadas no galpão e outras na parte externa, sem qualquer cobertura.
Os funcionários informam ainda que, enquanto esses veículos estão parados — alguns deles sendo novos, enviados em 2024 pelo presidente Lula —, os profissionais do Samu de Sorocaba utilizam ambulâncias antigas, mal equipadas e alugadas para realizar os atendimentos à população.
"Por que essas ambulâncias estão paradas, correndo o risco de deterioração, no sol, na chuva, no relento? É um descaso da Prefeitura com esses valiosos equipamentos ao serviço de saúde pública. Por isso, encaminhamos a denúncia ao MPF, para que se apure a situação, em defesa do patrimônio público federal", diz Iara.
Além das ambulâncias, a vereadora também encontrou mais outros cem veículos do serviço público sem funcionamento na garagem/oficina, à espera de reparos ou de documentação. Enquanto isso, a Prefeitura de Sorocaba prevê, por meio de licitação, gastar R$ 15.842.412 com aluguel de carros.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)