Último encontro do programa, com foco no debate orçamentário, terá início às 8h30, na Casa do Cidadão Ipiranga
A Zona Oeste receberá na manhã deste sábado, 5, a terceira e última edição do programa Câmara Itinerante. O encontro acontece a partir das 8h30, na Casa do Cidadão Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga). O projeto, que leva a estrutura do Legislativo aos bairros para debater o orçamento, tem como foco o planejamento do Município para os próximos quatro anos, por meio da discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.
A proposta visa garantir que as diretrizes e prioridades de investimento da Prefeitura para os próximos anos contém com a participação efetiva da população. Para tanto, os cidadãos que comparecerem ao evento, poderão escolher temas que consideram prioritários e apresentar sugestões.
“Nosso objetivo é tirar a Câmara do seu espaço institucional e levá-la para perto da população. O PPA define o que será feito nos próximos quatro anos e, por isso, é essencial ouvir a população sobre o que esperam para seus bairros e suas comunidades”, ressalta o presidente Luis Santos (Republicanos), idealizador do projeto.
A Câmara Itinerante é uma das ações do programa Câmara em Ação, instituído pela Resolução nº 548/2025. Este é o último de três encontros públicos nos bairros, com o objetivo de colher propostas e escutar diretamente as demandas da comunidade, voltadas ao Plano Plurianual, que é a peça orçamentária que define os programas, obras e ações que receberão recursos públicos no médio prazo.
Outras edições – A edição de estreia do Câmara itinerante ocorreu no dia 24 de maio, na Casa do Cidadão Ipanema. Em 14 de junho, foi a vez da Zona Leste receber a segunda edição do programa, na Casa do Cidadão Nogueira Padilha.
Além dos encontros presenciais, os cidadãos também podem enviar suas sugestões por meio do portal do Legislativo (camarasorocaba.sp.gov.br), bastando preencher o formulário disponibilizado no link “Câmara Itinerante”.
As contribuições colhidas nas audiências e no portal da Câmara serão encaminhadas à Prefeitura e somadas às sugestões recebidas por meio do canal digital disponível no portal oficial do município, contribuindo de forma concreta para a elaboração participativa do novo Plano Plurianual.