02/07/2025 13h10
atualizado em: 02/07/2025 13h17
Facebook

Parlamentar comentou o veto a seu projeto e a apresentação de proposta semelhante pelo Executivo, além de outros temas como educação e idosos

A transparência das listas de espera na saúde foi o destaque da entrevista do vereador Dylan Dantas (PL) ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, nesta terça-feira, 1º de julho. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o parlamentar, que preside a Comissão de Educação, também comentou a realização de audiência pública sobre a influência do construtivismo na educação e falou ainda em defesa dos idosos. 

O programa foi ao ar antes da sessão extraordinária, convocada para votação do projeto do Executivo prevendo a divulgação por meio eletrônico individual de pacientes que aguardam por consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos na Rede Municipal de Saúde. A proposta, que foi encaminhada à Casa após o veto total ao Projeto de Lei nº 157/2025, de Dylan Dantas, foi aprovada com emendas.

O parlamentar falou sobre o seu projeto, que atualizava a lei original do vereador Fernando Dini (PP) sobre o mesmo tema e aprovada em 2013. Segundo ele, o projeto vetado dava total transparência às filas da saúde, detalhando por especialidade. “Foi aprovado de forma unânime. É uma pauta defendida por essa Casa, pelos vereadores, afinal de contas, nós recebemos toda semana munícipes questionando as filas na saúde aqui no Município”, frisou. 

O parlamentar disse ainda que o projeto do Executivo é mais burocrático e que a Prefeitura poderia ter regulamentado a lei vigente, por meio de decreto, ou ainda garantir a divulgação do status das filas diretamente no Portal da Transparência. “É um projeto burocrático, para inglês ver. Eu quero ver ser a prefeitura vai cumprir depois de aprovado e nós estaremos aqui para fiscalizar”, afirmou. 

O vereador também lembrou que houve ampla divulgação de sua proposta, agradecendo os meios de comunicação da cidade. “Nós furamos a bolha. Foi por nossa causa que a prefeitura se sentiu incomodada a enviar um projeto como esse”, comemorou. 

Educação – Outro tema abordado na entrevista foi a influência do construtivismo na educação. Dylan Dantas comentou a audiência pública realizada por sua iniciativa na noite de segunda-feira, 30, reunindo especialistas e autoridades, inclusive com seis palestras sobre o tema. O vereador atribui ao método de ensino a crise na educação brasileira.

“Ele dá o protagonismo do aprendizado ao aluno e retira esse protagonismo do professor, inclusive, ele trata o professor apenas como um agente mediador do ensino”, frisou. O parlamentar, que preside a Comissão de Educação, também é defensor do ensino domiciliar, o homeschooling, e ainda das escolas cívico-militares - temas abordados na entrevista.

Defesa dos Idosos – Entre outros assuntos, o vereador também destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltada aos idosos. “O atendimento ao idoso deve ser prioritário. Todos nós vamos envelhecer um dia, devemos pautar e aprovar políticas públicas”, afirmou. Por meio de requerimento encaminhado ao Executivo, o parlamentar também pede mais transparência na aplicação dos recursos do Fundo Municipal do Idoso. “A gente quer saber o status e a aplicação dessas verbas”, disse. 

Dylan Dantas também promoveu recentemente uma audiência pública para debater as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Lar São Vicente de Paulo, tradicional instituição de acolhimento de idosos da cidade e conveniada à Prefeitura. “De mais de cem idosos atendidos pelo Lar, somente 20 têm custeamento da prefeitura. Era menos ainda, depois teve um aditivo. O Lar não recebe nem dois mil reais por idoso. É um valor irrisório”, destacou, defendendo a necessidade de se valorizar a instituição centenária. 

Confira a entrevista completa com o vereador Dylan Dantas, com todos os temas abordados – incluindo o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, habitação e segurança pública: