03/07/2025 09h37
Facebook

Por iniciativa do vereador Caio Oliveira (Republicanos), Hady de Souza Nassar recebeu a Medalha do Mérito Esportivo

O atleta Hady de Souza Nassar, que vem se destacando nacional e internacionalmente no Jiu-Jitsu, foi agraciado com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior, o Campineiro”, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de quarta-feira, 2. A iniciativa foi do vereador Caio Oliveira (Republicanos), vice-presidente da mesa diretora da Casa, que destacou os relevantes serviços prestados a Sorocaba pelo homenageado através do esporte.

O vereador Caio Oliveira presidiu a solenidade e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: o vereador da Câmara de Votorantim, Roberto França; o secretário legislativo da Câmara de Sorocaba, Marcelo de Almeida Júnior; e o secretário de Esportes e Qualidade de Vida de Sorocaba, Victor Hugo Tavares, conhecido como Victor Mosca, representando o prefeito Rodrigo Manga. Hady Nassar esteve acompanhado por seus pais, Ali Ahmad Nassar e Rosemeire Souza Nassar, pela irmã Nadija de Souza Nassar e pela noiva Gabriele Isidoro Silva.

O vereador Caio Oliveira destacou os feitos do homenageado no esporte: “Hady Nassar é um exemplo de disciplina, superação e foco. Começou ainda criança nas artes marciais e encontrou no Jiu Jitsu sua verdadeira paixão. Em tão pouco tempo, se destacou entre os melhores no Brasil e mundo, conquistando 56 títulos em 55 semanas e levando nome de Sorocaba para os principais pódios nacionais e internacionais”, disse o vereador, ressaltando o papel do Jiu-Jitsu na formação do caráter dos jovens, através da disciplina.

Papel do esporte – O secretário de Esporte, Victor Mosca, enalteceu a trajetória do homenageado e disse que o esporte acontece no Brasil por causa sobretudo de pessoas, que se dedicam com afinco às várias modalidades esportivas, ressaltando que, na sua visão, “o esporte é o maior transformador de vidas e dignifica o ser humano”. Por sua vez, o secretário legislativo Marcelo de Almeida Júnior definiu o homenageado como “uma dessas pessoas raras, cuja energia contagia, inspira sem fazer força e tem a incrível capacidade de fazer com que todos ao seu redor queiram estar perto, caminhar juntos”. 

O professor de Jiu-Jitsu Herman Gutierrez, faixa preta, quinto grau, que foi um dos precursores desta arte marcial em Sorocaba, falou da trajetória de Hady Nassar, a quem treinou quando o jovem atleta ainda era um menino de oito anos, e destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. Já o vereador Roberto França, de Votorantim, ressaltou a importância de se valorizar, no país do futebol, outras modalidades esportivas e destacou que é papel das Câmaras Municipais reconhecer e valorizar as pessoas do bem que praticam esporte, a exemplo de Hady Nassar, a quem qualificou de “menino de ouro”.

O homenageado, Hady Nassar, agradeceu ao vereador Caio Oliveira pela homenagem, ressaltou ao papel da família, dos amigos, da noiva e dos professores na sua vida e disse que o Jiu-Jitsu lhe ensinou que “cada ser humano é um universo em miniatura” e que essa visão do ser humano “deveria ser o propósito do processo educacional no país, buscando desenvolver em cada indivíduo o respeito pelos seus semelhantes, pois a matéria de que somos feitos é idêntica à matéria com que todos os outros são feitos”.

Dados biográficos – Hady de Souza Nassar nasceu em 2 de dezembro de 2000, em Sorocaba, e desde cedo demonstrou forte ligação com as artes marciais, começando na capoeira, aos 6 anos. Aos 9 anos, migrou para o Taekwondo, modalidade em que permaneceu por quase 4 anos, conquistando até a faixa azul. Aos 14 anos, ingressou no Muay Thai. Foram sete anos consecutivos de treino intenso, o que moldou seu espírito de disciplina, força e resistência. 

Havia experimentado brevemente o Jiu-Jitsu em 2008 e, no final de 2020, decidiu voltar ao jiu-jítsu de forma mais séria. Um ano depois, em outubro de 2021, recebeu o convite para sua graduação de faixa azul, marcada para fevereiro. No entanto, movido por um espírito desafiador, optou por competir antes da graduação. O único evento restante no calendário era o Mundial da CBJJE, no qual, mesmo sem experiência, enfrentou mais de 30 adversários em sua chave e conquistou um impressionante 3º lugar.

Após conquistar a faixa azul, Hady conquistou 22 títulos. Nos anos seguintes, passou a disputar os maiores eventos do mundo, em cidades como Curitiba, Houston e Nova York. Também brilhou em grandes eventos internacionais como o Naga Las Vegas e o Newbreed Savannah, fortalecendo sua reputação como atleta de alto desempenho. Em 2025 alcançou o feito extraordinário ao conquistar 56 títulos em apenas 55 semanas. Hoje é considerado um dos nomes mais promissores do jiu-jítsu brasileiro e internacional.

A sessão solene contou com momentos culturais, entre elas, uma apresentação de defesa pessoal feita pelo professor Sidney Souza, o Bizu, com os alunos Gabriel Costa da Silva e Carlos Henrique Fiuza. Também contou com apresentação dos músicos Reinaldo Nogueira Sales (violão) e André Oliveira (baixo). A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo (You Tube e Facebook) nas quais está disponível na íntegra.