04/07/2025 08h59
Facebook

Segundo o vereador, a audiência tem como foco decreto estadual que transferiu às prefeituras a responsabilidade de regulamentar ou proibir o serviço

A regulamentação do serviço de mototáxi em Sorocaba será tema de audiência pública na Câmara Municipal, a ser realizada nesta segunda-feira, 7, às 14 horas, por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos). A decisão de convocar a audiência pública, segundo o vereador, surgiu após a sanção de um decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estabeleceu uma nova legislação transferindo às prefeituras municipais a responsabilidade de regulamentar ou proibir o serviço de mototáxi em seus territórios. 

“Com isso, cada município passa a ter autonomia para decidir, conforme suas necessidades e características locais, se permitirá ou não a operação desse tipo de transporte”, explica Fausto Peres, que é reconhecido por sua atuação em prol da categoria dos motoboys e tem se posicionado como uma das principais vozes no Legislativo em defesa da valorização e segurança da modalidade, que oferece um meio de transporte ágil e acessível à população.

De acordo com o vereador, a audiência será uma oportunidade importante para ouvir os profissionais da área, especialistas em mobilidade urbana, representantes do Executivo, além da população em geral. “Estamos propondo um diálogo aberto e responsável sobre a implementação dessa modalidade de transporte em Sorocaba, com foco em normas de segurança, critérios de operação e fiscalização eficiente, garantindo a proteção do passageiro e do condutor”, afirma Fausto.

Para o vereador, além de representar um avanço no tema da mobilidade urbana, o serviço de mototáxi também pode ser uma alternativa econômica para o transporte diário, especialmente em regiões com menor acesso a outras modalidades, fortalecendo o direito de ir e vir com qualidade e segurança. O parlamentar reforça que a participação da população nessa audiência pública “é de extrema importância para o futuro da cidade”. 

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fausto Peres – Podemos)