04/07/2025 12h32
atualizado em: 04/07/2025 12h57
Facebook

Parlamentar também discorreu sobre o incentivo ao esporte para pessoas com deficiência e quarta revolução industrial

Em nova participação no “Jornal da Câmara”, que foi ar nesta quinta-feira, 3, o vereador Izídio de Brito (PT) falou sobre saúde, incentivo ao esporte para pessoas com deficiência, desenvolvimento industrial e revolução tecnológica. No programa da Rádio Câmara, sobre o comando das jornalistas Priscilla Radiguieri e Ana Paula Freire, o parlamentar também comentou ações recentes de seu mandato e defendeu a criação da CPI da Saúde. 

“Nós temos uma crítica muito forte na saúde de Sorocaba, por várias questões que estão rolando, mas, nossa proposta também sempre foi fazer críticas e fazer propostas. É importante que todas as oportunidades que tenhamos no âmbito nacional, no âmbito estadual e municipal, nós precisamos aproveitar. O importante é que a saúde chegue às pessoas”, ressaltou.

Abrindo o bate-papo, Izídio fez um balanço da audiência pública realizada nesta semana – em parceria com outros vereadores da esquerda, para apresentar e debater o projeto “Agora tem Especialistas” do Governo Federal, lançado em 20 de junho pelo Ministério da Saúde. Entre outros pontos, o programa prevê parcerias com a iniciativa privada, possibilitando o abatimento de dívidas de hospitais por meio da prestação de serviços. 

“A grande preocupação do governo e da população é que, você tem a primeira consulta, tem a segunda consulta e não andam os exames, nem a possibilidade de uma cirurgia, se houver necessidade. Precisamos fazer essa fila andar”, afirmou, defendendo as parcerias entre os entes federativos para solucionar os problemas na área.

O tema saúde permeou grande parte da entrevista. Izídio de Brito falou, entre outros pontos, sobre a Conferência Municipal de Saúde – elogiada pelo vereador. “Fiquei até emocionado de ver tanta gente debatendo saúde pública”, destacou.

Também comentou a aprovação do projeto do Executivo que prevê transparência nas filas da saúde e defendeu a criação da CPI da Saúde. “Na minha opinião, a CPI, conforme for tocada, pode ajudar o Executivo a tomar novos rumos”, frisou, lembrando outra CPI, que presidiu, em 2013, que apontou os erros que ocorriam na Santa Casa.

Outros temas – Além da saúde, o vereador Izídio discorreu sobre outras ações de seu mandato, entre as quais a promulgação da sua lei que inclui no Calendário Oficial do Município a Semana do Futebol de Amputados, apresentada em parceria com a Associação Sorocaba Futebol de Amputados.

Além de resgatar a autoestima dessas pessoas por meio do esporte, a semana, segundo ele, quer trabalhar a prevenção de acidentes, principalmente com motoboys, e chamar a atenção de toda a população. “A associação já faz isso. Ela resgata e tira essas pessoas do estado de depressão, sem perspectiva futura, atualiza a qualificação profissional e recoloca no mercado de trabalho “, destacou.

Por fim, Izído de Brito falou sobre a quarta revolução industrial, lembrando a vinda de uma comitiva chinesa ao Parque Tecnológico e defendendo a preparação de mão-de-obra para as novas tecnologias. “Hoje você tem as vagas, mas não tem as pessoas qualificadas para assumir essas vagas”, frisou. Confira a entrevista completa com o vereador Izídio de Brito: