Por iniciativa do vereador e presidente da Casa, Luis Santos (Republicanos), Herman da Costa Oliveira recebeu a honraria em sessão solene
Por sua atuação profissional, acadêmica e cidadã, o psicólogo Herman da Costa Oliveira foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com o Título de Cidadão Emérito em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 4, no Plenário Multiuso Vereador Hélio Teixeira Callado (Plenarinho), por iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), presidente da Casa.
O homenageado participa de diversas instituições sociais e cultuais da cidade, incluindo o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, o Rotary Club a Academia Sorocabana de Letras, tendo um longo histórico de dedicação ao voluntariado e ao bem comum, qualidade ressaltadas pelas autoridades presentes.
Luis Santos, que presidiu a solenidade, dividiu a mesa de honra com o vereador Ítalo Moreira (União Brasil); e com Antônio Luiz Pontes, presidente da Academia Sorocabana de Letras; Adilson César, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba; Nelson Alves de Lima, presidente do Rotary Club Sorocaba - Granja Olga; e Margarete Jbelê, presidente da Associação Famílias Rotarianas de Sorocaba.
Em seu discurso, o presidente Luis Santos destacou a dedicação do homenageado às causas sociais, culturais e históricas de Sorocaba, o que o torna merecedor do título de Cidadão Emérito. “É motivo de alegria e honra conceder ao Herman, por sua dedicação, cuidado e investimento de talento em nossa cidade, umas das maiores honrarias concedidas por esta Casa de Leis”, afirmou.
Por sua vez, o vereador Ítalo Moreira também destacou que o homenageado é “um ícone do voluntariado, além de um grande psicólogo”. A solenidade, que reuniu familiares e amigos do homenageado, além de membros das instituições citadas, contou com apresentação da cantora Teresa Baddini acompanhada de Alexandre Bisco no momento cultural.
Dados do homenageado – Natural de Sorocaba, onde nasceu em 16 de abril de 1991, o psicólogo Herman da Costa Oliveira, casado com a biomédica Thalita Duarte de Oliveira, é o único filho do casal de empresários Doralice da Costa Oliveira (in memoriam) e Valmir Sebastião de Oliveira – fundador da Embratex.
Herman, que sempre estudou na rede pública de ensino, se tornou um admirador e entusiasta do mundo acadêmico. Ainda na adolescência, já nutria grande interesse pelas disciplinas de Filosofia e História e participava dos grêmios escolares. Amante da política, desde muito jovem passou a acompanhar a vida pública do munícipio.
Atualmente participa do Rotary Club de Sorocaba-Granja Olga, é sócio efetivo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e membro da Academia Sorocabana de Letras, onde ocupa a cadeira de número 33 – que já foi do patrono Aluísio de Almeida.
Com duas graduações e cinco pós-graduações, Herman ingressou aos 17 anos no curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP), quando se encantou pela psicanálise, atividade que exerce até hoje. Na universidade se engajou em pautas sociais e acadêmicas e ajudou a fundar o primeiro Centro Acadêmico do Curso de Psicologia da UNIP, em 2011. Também militou pela luta antimanicomial em Sorocaba.
Além de psicólogo, o homenageado é graduado em Filosofia pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Possui ainda cursos de pós-graduação em Saúde Mental pela PUC Minas; Sociologia pela PUC Rio Grande do Sul; Psicanálise e Técnica pelo CEFAS; Psicanálise pela FAAP e Psicanálise e Saúde pelo Albert Einstein. No ano passado, ingressou no Mestrado em Saúde, na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.