05/07/2025 12h23
atualizado em: 05/07/2025 12h29
Facebook

Última edição do programa idealizado para debater o PPA foi realizada na manhã deste sábado, 5, na Casa do Cidadão Ipiranga.

Na manhã deste sábado, 5, a Zona Oeste recebeu a terceira e última edição do programa Câmara Itinerante, iniciativa que leva o Legislativo até os bairros da cidade para ouvir diretamente as demandas da população. O evento, realizado na Casa do Cidadão Ipiranga, reuniu vereadores, representantes do Legislativo, lideranças comunitárias e moradores da região para debater o planejamento orçamentário do Município para os próximos quatro anos, com foco na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.

Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara e idealizador do programa, Fernanda Garcia (PSOL), Henri Arida (MDB), Claudio Sorocaba (PSD) e Fábio Simoa (Republicanos). O vereador Fausto Peres (Podemos) foi representado pela sua assessora Aurora Oliveira, enquanto Vanessa Ferri esteve representando o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado. Também participaram do encontro os secretários da Casa de Leis: Fábio Mascarenhas (Comunicação), Marcelo de Almeida Junior (Legislativo) e Ramon Porto (Administração).

Luis Santos abriu os trabalhos destacando o trabalho realizado pela Câmara para levar o evento aos cidadãos. “Para nós é uma alegra muito grande poder realizar um trabalho como esse, visando principalmente o PPA”, disse, explicando como funciona o plano plurianual, que determina as orientações da administração municipal para os próximos quatro anos, em todas as áreas da gestão da cidade, como segurança, educação e saúde. “Para que ninguém diga que não teve espaço de discussão, nos viemos aqui para ouvi-los, recolher suas demandas e leva-las às secretarias que estão trabalhando no PPA”, afirmou.

O Legislativo mais próximo - Fernanda Garcia disse que os moradores são os principais atores do evento, por trazerem as demandas para o PPA. Para a região do Júlio de Mesquita, a vereadora destacou a necessidade de melhorias no PA (Pronto Atendimento) do bairro e na estrutura de unidades de ensino. “Fizemos uma cobrança para a Secretaria de Educação e a empresa que tem o contrato, a Estrela. É importante que estrutura esteja de acordo para atender nossos estudantes”. Ela também falou das demandas para a área de segurança, que tem sido uma constante entre os moradores, como o pedido de aumento de GCMs para atuar na região.

Fábio Simoa lembrou da importância de ouvir as demandas da população e enalteceu o trabalho de toda a equipe do Legislativo para organizar o programa Câmara Itinerante. Ele ainda convidou os munícipes para acompanharem as sessões ordinárias e conhecerem os servidores da Casa. O vereador também explicou sobre a importância de discutir o PPA e e fiscalizar o empregos dos recursos públicos do município.

Henri Arida parabenizou a iniciativa do presidente do Legislativo pelo programa criado para ouvir as demandas dos munícipes e frisou a necessidade da participação popular. “A Câmara e deslocou até aqui para ouvir vocês”, disse o parlamentar. Já Claudio Sorocaba, que mora na Zona Oeste, contou sobre o crescimento e os avanços conquistados pela região. “Não tinha asfalto nem iluminação. Isso aqui melhorou muito, mas tem que melhorar mais”, afirmou. Ele divulgou a construção de um novo posto de saúde no Central Parque para aliviar a demanda da região, contou sobre a previsão de duas novas creches e lembrou a construção da interligação entre o Jardim Torino e o Wanel Ville, além de outras obras e serviços entregues. “Ainda falta muito mais, por isso estamos aqui para ouvir a reivindicação de vocês”, finalizou.

A voz da população – A primeira munícipe a se manifestar no evento foi Elza Ferreira, que cuida de dois irmãos e falou sobre os problemas na área de saúde para a região, como falta de insumos e medicação, além da demora pra atendimentos. Na sequência, Ariovaldo Motia, morador do Ouro Fino, reclamou do barulho de obras da construção de um empreendimento, que se iniciam às 6h da manhã e podem chegar até às 22h, e pediu melhorias no asfalto e sinalização semafórica em ruas do bairro.

Jussara Costa contou que pediu transporte especial para o marido parkinsoniano e ainda não conseguiu, além de estar aguardando na fila para uma cirurgia de colonoscopia. Márcio de França Santana, da Vila Jardini, pediu alteração de mão na via onde mora para aumentar a segurança dos pedestres, uma base móvel da polícia para conter furtos no bairro e a canalização de córrego, com possível construção de uma unidade de ensino, em espaço público próximo à Escola Altamiro Gonçalves. Ele também falou sobre necessidades de sinalização de trânsito e diversas demandas na área da saúde.

Também foram registradas demandas dos munícipes Robson Freire, Gabriele Barbosa, Aparecida Bento da Silva, Maria Durcinéia e Clarisse Costa Mendes, principalmente em áreas como saúde e segurança. Ao final, o presidente Claudio Sorocaba contou sobre os avanços da região e as melhorias de estruturas e serviços que chegaram até os bairros da Zona Oeste, e reforçou a importância da participação popular para questionar e opinar sobre os futuros investimentos da cidade. Ele lembrou da possibilidade de envio de demandas pelo site da Câmara e da cobrança da fiscalização das ações por parte dos vereadores. “Precisamos desenvolver a cultura da participação, cobrar, estar juntos. Vocês elegem o representante, os 25 vereadores, e precisam estar juntos para termos uma cidade cada dia melhor”, disse.

Demandas e sugestões – Todas as demandas e sugestões coletadas nos três encontros realizados pelo programa “Câmara Itinerante” serão encaminhadas à Prefeitura e somadas às sugestões recebidas por meio do canal digital disponível no portal oficial do município, contribuindo de forma concreta para a elaboração participativa do novo Plano Plurianual.

Os cidadãos que não puderam comparecer aos encontros também podem enviar suas sugestões por meio do portal do Legislativo (camarasorocaba.sp.gov.br), bastando preencher o formulário disponibilizado no link “Câmara Itinerante”. A primeira audiência pública para apresentação e debate do PPA está agendada para o dia 22 de agosto, às 9h, no plenário do Legislativo.